Efeito do Câmbio no Turismo Japonês
22 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo no jornal Nikkei, efeito da desvalorização do yen, semelhança com o caso brasileiro
Um artigo publicado no jornal econômico japonês Nikkei informa que no último mês de abril, alta estação do turismo estrangeiro no Japão, em parte devido à época da florada das cerejeiras, chegou a um recorde de 923 mil pessoas, com um crescimento de 18,1% sobre o dado do ano anterior. O jornal informa que a desvalorização do yen também contribuiu para tanto. O dado superou os 879 mil de julho de 2010, segundo a Organização Nacional do Turismo do Japão. Como o Japão persegue a meta de contar com 10 milhões de turista no ano, as autoridades japonesas informam que necessitam envidar esforços adicionais.
Os problemas dos atritos com os chineses estão prejudicando a ida de turistas da China, mas os coreanos aumentaram em 33,7% e de Taiwan, que ainda se considera independente da China, teve um surpreendente aumento de 42,5% neste mesmo período.
Turistas estrangeiros aproveitam a baixa do yen para visitar o Japão
Este exemplo deveria ser estimulante para o Brasil, cujo balanço de turismo está muito desfavorável, com os brasileiros gastando muito no exterior, mais do que os estrangeiros no país, ainda que muitos estejam à procura de praias, de sol. Isto criaria muitos empregos locais de qualidade. Uma aceleração das desvalorizações do real ajudaria na contenção de muitas despesas dos turistas brasileiros no exterior.
Muitos analistas temem que a desvalorização no Brasil elevariam as pressões inflacionárias com o aumento dos preços dos produtos importados. O que se constata é que os preços dos produtos importados FOB porto são um pequeno percentual, sendo os demais decorrentes dos custos internos de embalagem, transportes, intermediações e comercializações finais, além de tudo que se torna indispensável para o marketing. Na realidade, os intermediários brasileiros procuram reajustar seus demais custos com os preços que são pagos nos portos.
O balanço do turismo no Brasil parece necessitar de correções drásticas, pois não aparenta ser sustentável a longo prazo. Como o Brasil necessita de empregos de qualidade, todos os serviços para atender os turistas estrangeiros proporcionam bons salários, enquanto os turistas brasileiros estão aumentando os empregos no exterior.