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Concessões Estratégicas de Rodovias no Brasil

20 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: infraestrutura rodoviária, suplemento especial do Valor Econômico, trechos em licitação

Já informamos que as licitações para as concessões rodoviárias no Brasil serão estratégicas, tanto para a redução dos custos de escoamento como para a ativação da economia. O jornal Valor Econômico publica uma série de suplementos especiais, e o de hoje cuida da Infraestrutura Rodoviária, falando da licitação que deverá ocorrer no próximo dia 18 de setembro, numa matéria elaborada por Juan Garrido. Os investimentos que deverão ser provocados por estas rodovias superam a R$ 50 bilhões e devem resolver diversos gargalos que existem hoje para o escoamento das safras como de outros transportes estratégicos no país.

O artigo informa que as licitações devem ser divididas em sete lotes, que servem o Centro-Oeste, ligando ao litoral e ao Sudeste, compreendendo mais de 7.000 quilômetros, devendo ter um retorno de 7,2% ao ano, em valores reais, no mínimo. Os vencedores serão os que oferecem tarifas mais baixas para os transportes que serão escoados pelas mesmas. Estima-se que o pedágio só deve começar a ser cobrado a partir de 2015.

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Esta próxima licitação será a terceira etapa das concessões rodoviárias, e outras estão sendo preparadas. Existem muitas construtoras com experiências nas explorações destas rodovias, e tudo indica que com sua eficiência empresarial conseguirão construir com custos mais baixos, permitindo elevar a sua rentabilidade.

Os diversos trechos previstos nesta licitação são: BR-040 ligando o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, com 936,8 km; BR-116 em Minas Gerais, com 816,7 km; BR-101 na Bahia com 772,3 km; BR-262 em Minas Gerais; BR-153 de Tocantins a Goiás com 814 km; BR-050 em Goiás-Minas Gerais com 436,6 km; BR-060-153 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, com 1.176,5 km; BR-163 em Mato Grosso do Sul com 847,2 km e BR-163 em Mato Grosso com 850,9km.

Como estas licitações afetam muito Minas Gerais, o ex-governador Aécio Neves procura divulgar que o governo federal está privilegiando obras na sua base eleitoral, mas, além de já ter atingido outras regiões, e se espalhar por outras, Minas Gerais acaba sendo beneficiado por ser um dos Estados mais centrais do Brasil.

Estes lotes aparentam serem os mais estratégicos, no momento, para escoar parte da produção agropecuária que está se expandindo pelo país. Os diversos estudos necessários estão sendo completados, bem como os seus impactos ambientais, mostrando que neste segmento o Brasil já acumulou experiências que vem de muitas décadas, inclusive de privatização de suas operações.

Se tudo correr bem, como são muitas obras, sendo que algumas beneficiadas por outras que já estão em operação efetuadas pelas empresas possivelmente concorrentes, tudo indica que haverá sinergias entre elas, tanto com benefícios para os países como para as empresas privadas.

Este tipo de trabalho pode estimular o crescimento da economia brasileira, em que pesem as dificuldades que pairam sobre todo o mundo, ajudando na sua recuperação.