Recuperação do Turismo no Japão em 2013
21 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: ainda modesto comparado com outros que contam com muitos turistas, atingiram 10 milhões antes de completar o ano, recuperação do turismo no Japão
Um artigo publicado no The Japan Times informa que o turismo de estrangeiros no Japão está aumentando, permitindo que antes de completar o ano fosse atingida a meta de 10 milhões destes turistas. Ainda que seja um país que oferece uma boa estrutura para tanto, todos sabem que o terremoto seguido de maremoto no nordeste do Japão, e a continuidade da contaminação radioativa vieram prejudicando a ida de estrangeiros para o país. Os que estão aumentando são os provenientes do Sudeste Asiático que vêm melhorando o seu padrão de vida, e todos procuram conhecer um país que apresenta melhor nível de renda per capita como o Japão.
No entanto, os problemas políticos ainda afetam este fluxo, com os chineses que visitavam muito o Japão e ainda se mantêm retraídos. O Japão possui metas ousadas para o futuro, esperando atingir 20 milhões de turistas estrangeiros em 2020 e triplicar o atual nível até 2030, o que é possível, com as melhorias que estão ocorrendo na Ásia, inclusive dos meios de transporte em massa com o uso de aeronaves de grande porte.
Monte Fuji, templo em Kyoto e a Torre de Tokyo: locais turísticos do Japãoe
Em 2010, atingiu-se apenas 8,61 milhões de turistas estrangeiros, em 2011 enfrentaram-se as dificuldades naturais por que passou o Japão. As exigências burocráticas para os turistas estrangeiros estão sendo relaxadas, com a eliminação dos vistos para os da região do ASEAN – Associação dos Países do Sudeste Asiático. No entanto, estas medidas precisam ser recíprocas em ambos os países, fazendo com que os que mantêm a exigência de vistos como o Brasil, também tenham que obter os vistos para visitar o Japão.
No Sudeste Asiático, os provenientes do Vietnã apresentaram em 2013 um crescimento de 53,5%, os da Indonésia em 36% e os da Tailândia em 69%, mostrando tanto a melhoria econômica nestes países como as facilidades com as reduções dos custos para as viagens para o Japão, tanto nos transportes internacionais como as desvalorizações cambiais na economia japonesa.
Ainda assim, o Japão comparando com os países de forte turismo internacional, ainda está em níveis modestos, pois em 2012 mais de 27 países superaram a marca de 10 milhões de visitantes. Tudo isto mostra quanto o Brasil necessita se esforçar, por contar com tantos atrativos naturais, podendo reverter as contas relacionadas ao turismo, que são altamente deficitárias, com os brasileiros gastando muito no exterior, e atraindo poucos estrangeiros para o país.