Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades de um Brasileiro em Barcelona na Espanha

29 de outubro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: as impressões positivas, dificuldades com os serviços., lições de Oliveira Lima, mas também as negativas para ser justas

Já registramos neste site aspectos positivos que encontramos em Barcelona, mas, para ser justo, também temos que registrar algumas dificuldades encontradas. A economia espanhola passa por dificuldades como muitas outras europeias, com o nível de emprego relativamente baixo. Necessita das receitas que obtém com o turismo, que é importante, mesmo neste período de início do outono, quando europeus, chineses e os provenientes de outros países efetuam gastos importantes para esta economia, gerando muito dos seus empregos. Não se compreende que continue com sua proverbial forma de tratamento ríspido aos estrangeiros e até aos locais, que já faz parte de sua cultura. Poderiam empenhar-se em tratar da melhor forma possível aqueles que procuram ajudar a Espanha a recuperar sua economia, como quando o restante da Comunidade Europeia podia ajudá-la, o que se tornou difícil, pois até a Alemanha, sua locomotiva, encontra-se com suas dificuldades.

Fiz a reserva do hotel pela internet, como hoje é usual. Mas, diante dos fusos horários de uma viagem que se estendeu até o Japão, houve um erro inicial nas reservas, que foram posteriormente corrigidos. Para minha surpresa, quando cheguei ao pequeno hotel que estou utilizando, havia duas reservas de apartamentos para o primeiro dia no meu nome, e o débito das diárias já tinham sido feitas para o cartão de crédito utilizado. Em vez do funcionário corrigir o erro claro, tive que arcar com o prejuízo, ficando com um quarto vago, sem que houvesse a mínima possibilidade de entendimento razoável. Num outro incidente, de volta de um restaurante utilizando o táxi, para o pagamento ofereci uma nota, pedindo que fosse incluída uma gratificação pelo serviço. O motorista deu-me o troco menor do que o sugerido, e ainda acabei perdendo neste veículo a moedeira com alguns euros. Isto pode ser considerado um roubo, que acontece somente em países que tratam os turistas de forma negativa, como também existem na Europa.

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Pequeno hotel em Barcelona com limitações nos serviços da internet

Além destas limitações, os serviços de internet são lentos e precários, como as tarefas mais simples de fornecimento de informações sobre os locais que se deseja visitar, bem como os serviços de limpeza que dependem da ajuda de trabalhadores estrangeiros, pois os idosos funcionários espanhóis parecem acomodados.

Isto se observa também nos locais turísticos, onde muitos ficam em conversas entre eles, não se incomodando muito com os turistas. Os atendimentos, como nas entradas, são demorados, compreendendo-se quando a procura pelos turistas supera a capacidade de atendimento do local. No entanto, mesmo nos horários menos procurados, ou quando se encontram bastantes vazios, estes atendimentos parecem demasiadamente burocráticos.

Os serviços de câmbio existentes são verdadeiras extorsões. Para a simples troca de um traveller check em euro chegaram a cobrar 30%, quando os bancos fazem a mesma operação com uma comissão modesta. Nos aeroportos, os câmbios não estão cobrando comissões, ainda que as taxas também não sejam nenhuma maravilha.

Os cartões de crédito que costumam ser aceitos hoje em todo o mundo, com a simples assinatura dos portadores consumidores, nem sempre são aceitos. Não se compreende como um país que já hospedou as Olimpíadas ainda conte com estas limitações, quando a receita dos turistas é importante para a recuperação de sua economia.