Caipirinha Bar em Roppongi em Tóquio
3 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: alguns descartados, artigo do The Japan Times, boom de caipirinha no mundo e no Japão, diversos sabores exóticos, o Brasil em pauta
Um artigo publicado por Angela Erika Kubo no The Japan Times dá uma ideia da disseminação da caipirinha em todo o mundo, chegando até aos exageros como no Caipirinha Bar em Roppongi, Tóquio. O proprietário Javier Watanabe é dono de muitos outros estabelecimentos na região, entrando na onda do Brasil que está em alta no Japão, tanto pela Copa do Mundo como pela futura Olimpíada, onde os estrangeiros estão se encantando com a famosa caipirinha que apresenta flexibilidades para agradar aos seus muitos apreciadores, com os diversos ingredientes utilizados. Todos sabem que o mais tradicional é a cachaça com limão, gelo e adocicado a gosto com açúcar. Mas chegou até a ser servida com o natto, uma soja fermentada, que saiu de linha por ser exagerada na sua combinação. O novo bar conta com uma iluminação suave e relaxante música brasileira de fundo, mas com uma leitura atualizada de jazz, como se encontra em muitos lugares, não somente no Japão como no mundo, notadamente na Ásia.
Caipirinha Bar em Roppongi, um sabor do Brasil com ingredientes naturais. The Japan Times, matéria da Angela Erika Kubo
Neste estabelecimento também se utiliza muitas outras frutas, como vem ocorrendo no Brasil e em outros países, mas sempre tendo a cachaça como ingrediente obrigatório.
O seu preço atual, para os padrões japoneses, é relativamente elevado, ainda que as quantidades sejam generosas, mas pode ser obtida por um preço mais conveniente no happy hour. Alguns ingredientes não conhecidos no Brasil também são utilizados, como o wasabi, que é uma espécie de raiz forte.
Em outras localidades em Tóquio podem ser encontradas por preços mais convenientes, chegando-se a utilizar um xarope de limão em vez da fruta. Também existem versões onde os bartenders agitam a bebida como em outros cocktails, mostrando adaptações da versão brasileira para outras preferências.