Turismo dos Estrangeiros no Japão Cresceu 40%
19 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: 4 milhões de turistas estrangeiros no Japão, crescimento de 40%, efeito da desvalorização do yen, em 2014
Apesar dos intensamente noticiados problemas políticos com os seus vizinhos, entre os turistas estrangeiros que aumentaram no Japão destacam-se chineses, os taiwaneses e os coreanos.
Turistas chineses invadem o Japão
Os turistas chineses no Japão aumentaram 80% em 2014 com relação ao ano anterior, chegando a 2,4 milhões. Os sul coreanos atingiram 2,75 milhões tendo crescido 10%, enquanto os taiwaneses chegaram a 2,83 milhões, crescendo em 30%, chegando ao maior número entre eles. As autoridades japonesas relacionadas com o turismo estão eufóricas, pois em 2013 estavam com um total de 10 milhões, tendo chegado a 13,4 milhões em 2014.
Hoje, estes turistas estão estimulando a demanda local, pois os japoneses não estão muito animados nos seus gastos. Os gastos dos turistas estrangeiros chegaram a US$ 17,2 bilhões, de acordo com a estimativa do JNTO – Japan National Tourism Organization. Tive a oportunidade de assistir a este fenômeno em outubro último em Tóquio.
Estes turistas chegavam em ônibus especiais, entravam nas lojas de departamento de luxo, compravam uma mala e iam enchendo de mercadorias adquiridas. As autoridades japonesas facilitaram o sistema de “tax free” nestas lojas, e os turistas chineses utilizavam os cartões de crédito do seu país.
Meus amigos japoneses informavam que estes turistas chineses adquiriam produtos feitos na China, pois sabiam que as de grifes internacionais eram autênticas no Japão, enquanto no seu país não tinham esta garantia. Evidentemente, com as isenções tributárias, muitos destes produtos acabavam ficando mais barato que no seu país, ajudado por câmbio favorável. Também os voos entre estes países com o Japão aumentaram sensivelmente, com custos modestos.
Apesar dos intensos noticiários sobre as fricções políticas com seus vizinhos, tudo indica que os interesses comerciais acabam sendo mais elevados. Em 2011, os turistas estrangeiros tinham diminuído no Japão por causa do terremoto, tsunami e receios das contaminações radioativas, que hoje já estão superados.
Os hotéis, os restaurantes, as companhias de turismo e as lojas estão preparadas para receber esta inundação de turistas estrangeiros, contando com muitos atendentes dominando o mandarim, havendo também cartazes e folhetos explicativos neste idioma. Também o inglês esta se tornando de uso normal no Japão, ainda que exista um certo sotaque local.
Normalmente, no final do ano estes fluxos de turistas estrangeiros tendem a se reduzir. Mas, no ano de 2014, nos três meses de outubro a dezembro, acabaram aumentando 2% com relação ao pico de julho a setembro.
Como este fenômeno está ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos, mesmo em número mais baixo, deve-se aguardar que com o tempo também aconteça no Brasil, pois existem os primeiros sinais que grupos asiáticos estão aumentando suas visitas ao país. Há que se preparar recursos humanos para o atendimento adequado destes bons turistas que podem contribuir na recuperação da economia brasileira.