Tecnologias Para Cozinhas Práticas
15 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: aparelhos para a cozinha, aquecimento de outros como fritos, panela de cozimento de arroz | 4 Comentários »
Há décadas, era difícil imaginar que as panelas elétricas de cozimento de arroz japonês fossem ganhar tanta popularidade em todo o mundo.
As panelas de cozimento de arroz, de origem japonesa
Há algumas décadas, era difícil de imaginar que uma panela de preparo de arroz de origem japonesa utilizando somente água se tornaria popular em todo o mundo. Além de preparar o arroz do tipo consumido na Ásia, ela também passou a permitir o preparo de alguns risotos e o arroz cozido com o uso de óleo, como é mais usual no Ocidente.
Já existem no mercado muitos tipos de panelas para o preparo de diversas culinárias, como os que economizam o óleo, utilizando mais vapor como costuma ocorrer no Oriente, principalmente para os que não dispõem de muito tempo, como acontece no mundo atual. A principal dificuldade é que muitos produtos que são preferidos crocantes, como as frituras, nem sempre podem ser requentadas, com a qualidade desejada.
Anuncia-se agora, no Japão, novas panelas que superam estes inconvenientes, reduzindo o uso de gordura saturada, ao mesmo tempo em que as mantêm crocantes. Pode ser algo que venha a ganhar o mercado internacional, como foi o caso da panela de arroz.
Uma das ilustrações da matéria publicada no Nikkei Asian Review
Além do exemplo acima, o artigo cita outros que substituem os atuais microwaves com vantagens, fritando, assando e até preparando sopas, e os que precisam ser mantidos crespos são obtidos como os originais, mesmo quando são reaquecidos.
A matéria informa que as temperaturas podem ser controladas com o simples toque num botão, sendo o produto acompanhado com um livro que fornece todas as receitas e os seus tempos de preparo. Também apresenta vantagens, como num estrogonofe, onde todos os ingredientes podem ser colocados ao mesmo tempo, não se exigindo adicionar de tempo em tempo, levando no total somente um minuto para o seu preparo.
Estes novos aparelhos utilizam o ar quente do forno para seus controles. Existe um sensor que detecta o tipo, o tamanho e controla o excesso de gordura como do óleo quente, para reaproveitamento de alimentos que sobraram. Na experiência feita pelos jornalistas Daisuke Takimoto e Hiroshi Tokoi, foram utilizados a costeleta de porco picada com osso, sem que os produtos ficassem encharcados.
No Japão, estes equipamentos estão disponíveis por menos de US$ 50, permitindo uma refeição saudável isenta de óleo. Vamos aguardar que estas inovações cheguem rapidamente ao Brasil.
A Casa & Vídeo vende panela elétrica para cozinhar arroz, mas de origem chinesa.
Caro Leonardo Ramos do Valle,
As panelas para o preparo do arroz já são comuns, mas parece que estes atendem também a outros objetivos.
Paulo Yokota
Colega,
O brasileiro FRITA o arroz. Não tem utilidade, por aqui.
Caro Benedito,
Obrigado pelo seu comentário, mas parece que fritar tanto o arroz como outros alimentos também é possível.
Paulo Yokota