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Correção das Distorções nos Transportes

6 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: correção dos custos dos transportes rodoviários, distorções na logística, eficiência na conexão., recuperação de ferrovias

Os elevados custos das construções das ferrovias no Brasil, apesar das longas distâncias existentes, concentraram exageradamente os transportes rodoviários. Mas as correções atuais, que estão sendo introduzidas com os pedágios e redução dos subsídios nos combustíveis, provocam novas opções.

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Novos impulsos para as ferrovias no Brasil

Uma matéria publicada por Renée Pereira no Estadão informa que a crise atual está gerando novas oportunidades para as ferrovias, dentro do programa de racionalização da logística, com uso de mais contêineres transportados pelas ferrovias, como um dos exemplos.

Como é do conhecimento de todos, as ferrovias foram as primeiras utilizadas no Brasil para transportes de longa distância de produtos agrícolas como o café ou minérios, visando as exportações pelos portos brasileiros. Muitos investimentos foram efetuados, principalmente pelos ingleses, mas acabaram ficando obsoletos quando as rodovias foram estimuladas, com o desenvolvimento da indústria automobilística produtoras de caminhões com subsídios nos combustíveis utilizados. Implicavam em menores investimentos e podiam atender trechos de média distância, ligando muitas cidades brasileiras.

Com a atual crise, começa a se sofisticar os sistemas logísticos, utilizando modalidades de transportes adequadas para cada situação. Os combustíveis estão tendo seus subsídios cancelados e as rodovias privatizadas estão implicando nas cobranças dos pedágios. Onde é possível, o transporte fluvial também está sendo utilizado e o uso de contêineres está se generalizando até para granéis sólidos bem como muitos produtos industriais. Os sistemas de uso combinado de muitos sistemas de transportes estão se ampliando, com transbordos eficientes.

Além das exportações, as dimensões do mercado interno, além das cargas de retorno, se tornaram importantes. Para cada caso, estuda-se hoje o transporte mais conveniente, que vem mudando com o estabelecimento da infraestrutura necessária.

Operadoras especializadas em logística estão aperfeiçoando o uso do transporte mais barato, inclusive com a sua combinação. Nos últimos anos, as velocidades médias nas ferrovias estão se reduzindo visando a redução dos acidentes que ainda estão elevados.

Se isto são problemas, indica também a possibilidade de aperfeiçoamentos adicionais nos próximos anos, o que permite visualizar a possibilidade do uso mais intensivo das ferrovias, havendo interesse na sua operação para cargas de variados tipos.

Com todas as dificuldades existentes, muitos estão estudando junto com as autoridades formas de redução dos custos de transporte, para tirar o melhor partido do que já existe bem como dos que estão sendo licitados para implantação nos próximos anos, com a participação ativa do setor privado, que permite antever um aumento de eficiência na sua utilização.