Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações nas Hortaliças no Brasil

9 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a centenária Sakata do Japão trazendo inovações para o Brasil, a coluna de Mauro Zafalon na Folha de S.Paulo, atendendo as necessidades do mercado., novos produtos de várias hortaliças

 

Seção: Economia, Editoriais e Notícias Tags: Ainda que haja uma demora na introdução no Brasil de inovações que estão ocorrendo no exterior, a centenária Sakaka, do Japão, está procurando acelerar este processo. Apresentou pela sua subsidiária brasileira 60 novos produtos de 18 variedades de hortaliças dos milhares que possuem, em hortaliças, flores, frutas e uma ampla gama de produtos agrícolas.

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A Sakata tem uma tradição centenária no Japão em sementes variadas

Os consumidores brasileiros estão notando algumas mudanças nos formatos de diversas hortaliças, como no brócolis, mas ainda nem sempre os sabores correspondem aos desejados, mesmo que a maioria seja mais resistente ao tempo de duração. Percorrendo alguns restaurantes japoneses mais especializados nestas hortaliças, acaba se conhecendo novas que ainda não são conhecidas no Brasil, tendo sabores originais e apresentações adequadas, além dos aperfeiçoamentos nos formatos dos produtos mais conhecidos.

O Brasil ainda não apresenta uma demanda elevada e sofisticada, mas já conta com condições econômicas para acelerar este processo de introdução de novos produtos e variedades. A contribuição para esta disponibilidade veio de europeus como os italianos que chegaram ao Brasil como imigrantes no século XIX. Os japoneses também deram a sua contribuição, mas o que veio ocorrendo depois da metade do século XX no mundo ainda é pouco conhecido no país.

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Brócolis Avenger da Sakata

Muitos consumidores observam que hortaliças, frutas e legumes estão sofrendo modificações, tornando-se mais duráveis, muitas vezes com a perda de qualidade em alguns aspectos, notadamente no sabor, mesmo preservando suas capacidades como nutrientes. Está se tornando usual no exterior os restaurantes contarem com fornecedores de produtos exclusivos em quantidade limitada, para que a sua culinária seja diferenciada, sem uso de agrotóxicos.

Também nas famílias e em suas residências observam-se alterações, como a redução do número dos seus membros. Os tamanhos de diversos produtos estão passando por reduções para atender a poucas pessoas, como de observam em alfaces e repolhos, entre outros. Os produtores agrícolas em países como o Japão estão apresentando para cada tipo de consumidor a dimensão mais conveniente.

Quem costuma frequentar locais como o Ceagesp de São Paulo, nota como muitos produtos que antes não eram conhecidos aumentaram a suas presenças nas bancas, num sadio processo de diversificação. Ainda assim, as mudanças estão lentas, mesmo quando se frequentam lojas especializadas em bairros sofisticados, quando comparado com o que está acontecendo no Japão, por exemplo.

Mas acredita-se que este processo de desenvolvimento deverá se acelerar no futuro próximo também no Brasil. Entre os muitos aguardados, estão os morangos isentos de agrotóxicos que também apresentem sabores destacados.