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Aperfeiçoamentos Possíveis no Uso do Telefone no Brasil

23 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: educação e eficiência., hábitos saudáveis, o uso do telefone no Japão

clip_image002Quando os japoneses vêm ao Brasil estranham os hábitos de uso dos telefones por brasileiros, quando os que fazem as ligações não se identificam e solicitam chamar determinadas pessoas num tom mandatório, sem mesmo saber se uma pessoa importante está do outro lado da ligação.

A etiqueta japonesa no uso do telefone

Os japoneses supõem que os que estão chamando pelo telefone sabem para quem estão ligando e os que estão recebendo não sabem de quem estão recebendo e, por um mínimo de cortesia, devem ser informados dos seus nomes, o que também ajuda no aumento da eficiência das conversas por estes meios.

Os brasileiros, mesmo que os interlocutores não saibam com quem estão falando, já vão solicitando falar com determinada pessoa, se não reconhecer a voz do que atendeu. Ora, os que atenderam nem sempre podem passar o telefone para um importante superior, sem contar com a informação de quem está efetuando a chamada. Portanto, para um telefonema eficiente e cortês, parece natural para os japoneses que as informações indispensáveis sejam fornecidas, sem que haja necessidade de solicitá-las.

Nestes contatos, normalmente, os japoneses procuram ser educados e as falas devem transmitir a cortesia conveniente. Tons de ordens devem ser evitados, devendo aparentar pedidos, mesmo que as hierarquias sejam conhecidas, não se referindo somente às idades, posições conquistadas, tudo dentro da antiga orientação fornecida pelo confucionismo. Um por favor, sempre ajuda em tudo.

Algo que é da cultura japonesa é evitar incômodos para os outros, o que recomenda que os volumes utilizados nas conversas, mesmo telefônicas, não atrapalhem outras pessoas, quando se encontra em ambientes compartilhados por muitos. A delicadeza acaba ajudando as comunições com outras pessoas, mesmo que sejam mais modestas hierarquicamente. Fazer com que os outros se sintam valorizados é um princípio importante, que ajuda a criar um clima favorável para as conversas.

Tomar a atenção ou o tempo de outras pessoas causa transtornos, pois os interlocutores podem estar ocupados com outros afazeres, sempre, mesmo desnecessário, parece conveniente antecipar um pedido de desculpa por todos estes inconvenientes.

Normalmente, os atendentes de telefones numa empresa ou a secretária de um alto executivo costumam ser treinados para um atendimento cortês e eficiente. Se tratados de forma adequada, podem ser importantes aliados para minúcias que podem se tornar relevantes.

Parece que existem espaços para o aperfeiçoamento dos usos dos telefones por parte dos brasileiros, que, além de eficientes, ajudariam a criar um clima amistoso entre os interlocutores. As mulheres japonesas chegam a repetir gestos de baixar a cabeça mesmo num telefonema, como se estivessem pagando respeito aos interlocutores, mesmo que sejam conversas entre familiares ou amigos. Acaba sendo uma marca relevante da cultura japonesa.