Situação Política do Japão Depende da Economia
1 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: como em outros países depende da economia., os históricos dos primeiros-ministros japoneses, situação de Shinzo Abe | 2 Comentários »
Um artigo de Yoichi Serikawa publicado no Nikkei Asian Review apresenta uma análise dos primeiros-ministros anteriores e mostra que o futuro de Shinzo Abe depende dos rumos da economia.
Gráfico constante do artigo no Nikkei Asian Review, comparando Shinzo Abe com primeiros-ministros anteriores
Apesar do prestígio ainda positivo indicado por pesquisas de opinião, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe vem registrando uma tendência de baixa, com uma série de dificuldades. Neste cenário, o artigo do Nikkei Asian Review lembra que a necessidade de resultados subjetivos na área econômica, como em outros países, acabam sendo determinantes na decisão dos eleitores.
Os problemas que afetaram recentemente o prestígio do governo Shinzo Abe foram as decisões relacionadas com o Sistema de Defesa e o fortalecimento da aliança com os Estados Unidos, que deixam alguns eleitores insatisfeitos. De forma semelhante, o pronunciamento sobre os 70 anos do término da Guerra, equilibrando entre os mais conservadores e as necessidades de convívio com a China e a Coreia do Sul, deixaram alguns resíduos.
Uma combinação da aprovação do gabinete e o apoio partidário são usados como um índice, que chegando a 30% é considerado um aviso, 20% é uma zona de perigo. A cotação das bolsas quando em alta ajudava Shinzo Abe, mas sua queda em decorrência do que veio acontecendo na China está se tornando assustador. Menciona-se muito o chamado Abeconomics, que está resumindo a preocupação com a economia.
O jornal entende que um pouco de humildade seria conveniente para negociar até com correntes oposicionistas, e também o eleitorado feminino está se tornando poderoso, preocupando muitos políticos. Um manto de conservador moderado e humilde poderia ajudar a tranquilizar os eleitores japoneses.
Obrigado pelo texto!
Caro Boris,
Espera-se que o Japão consiga um mínimo de convivência com a China e a Coreia do Sul, para manter a sua economia que enfrenta outros problemas.
Paulo Yokota