Sucesso da Muji na China e Dificuldades na Europa
19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no Nikkei Asian Review, as comunicações boca a boca, diferenças culturais, necessidades de ajustamento às condições locais.
Um artigo elaborado por Daichi Mishima e publicado no Nikkei Asian Review mostra quanto o sucesso de um empreendimento necessita considerar todos os seus detalhes locais, pois pode dar certo na China e enfrentar dificuldades na Europa.
A cadeia de lojas Muji faz sucesso na China, mas não na Europa
Fundada em 1980 no Japão, a cadeia de lojas Muji tem o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade com funcionalidade prática, e quem a conhece, mesmo sendo turista, acaba se convencendo que é um bom lugar para efetuar suas compras, sem a necessidade de percorrer muitos estabelecimentos. Ela aproveitou parte da bolha pela qual passava o Japão, e continua sendo muito utilizada por estrangeiros.
O artigo informa que a sua ampliação na China consegue bons resultados, onde a classe média bem como os milionários continua em expansão, mesmo com a redução do ritmo de crescimento daquela economia, enquanto o mesmo não acontece na Europa, que passa por dificuldades. Uma explicação possível é que turistas chineses que vão para o Japão conhecem esta rede e também a utilizam, transmitindo boca a boca para os consumidores que os estão frequentando também na China. Suas vendas naquele país continuam crescendo bem acima dos dois dígitos anuais.
Uma hipótese nos resultados bem mais modestos na Europa pode ser devido a menor quantidade de turistas europeus para compras no Japão. Assim, a rede não se beneficia dos conhecimentos transmitidos boca a boca e num quadro de contenção dos consumidores europeus.
Muitas empresas entendem que o sucesso obtido num país tem elevadas condições de ser repetido em outras. Além das diferenças culturais que são relevantes, detalhes relacionados com outros aspectos podem proporcionar resultados diferentes.
Tudo indica que, mesmo com problemas políticos entre os países asiáticos, suas culturas são mais próximas e o elevado nível de turismo na região permite expressivos intercâmbios de informações entre seus consumidores. São aspectos que recomendam estudos bem específicos sobre as razões que determinam seus sucessos.