Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Cadeia Japonesa de Varejo Muji Expandindo na Ásia

11 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: expansão no Japão, sucesso na China, vendas de bons produtos sem as marcas, visando agora à Índia

clip_image002Já houve tentativas no passado para economizar nos gastos com a publicidade em marcas de produtos. A cadeia Muji (sem marca em japonês) japonesa vem conseguindo há décadas sucesso no Japão e agora está agressiva na Ásia, notadamente na China e avança agora para a Índia. Quando vou ao Japão, costumo frequentar estas lojas.

Presidente Satoru Matsuzaki da Muji na foto publicada no site da Bloomberg

Segundo o artigo de Iain Marjow publicado no site da Bloomberg, a empresa Ryohin Keikaku, que opera a rede da Muji, dispõe de 400 lojas no Japão, com receita global de US$ 3 bilhões no ano fiscal de 2017 e se prepara para ter a primeira em Nova Delhi, na Índia, onde já dispõe de lojas em Mumbai e Bangalone. Das 403 no exterior, cerca da metade está em solo chinês e entende que a Índia apresenta semelhanças com a China, continuando a aumentar a sua população, com tendências de crescimento do seu PIB.

Ela procura outros mercados em função do decréscimo e envelhecimento da população japonesa, bem como tendências à deflação na economia local. As ações da companhia em Tóquio estão proporcionando ganhos de cerca de 15% ao ano, quando a média neste mercado é de 4,4%. Enquanto instala de 15 a 20 lojas a cada ano no Japão, está ampliando de 50 a 60 lojas internacionalmente.

clip_image003

Lojas da Muji na Índia, em foto constante do artigo no site da Bloomberg

Ainda que o Brasil apresente algumas características diferentes destes países asiático, também conta com um aumento populacional tendo potencialidade para crescimentos mais substantivos na sua economia. Modelos de varejos deste tipo devem apresentar algumas possibilidades, evidentemente com adaptações.