Melhorias em Algumas Escolas Locais
12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: casos de destaque na Folha de S.Paulo, destaques de esforços para a melhoria na educação, importância dos diretores, locais com limitações econômicas.
São frequentes as informações sobre escolas públicas que estão conseguindo, segundo diversas fontes de informação, bons resultados em regiões de pouco desenvolvimento econômico. O suplemento da Folha de S.Paulo destaca o Brasil que dá certo na Educação.
Capa do suplemento O Brasil que dá Certo Educação, do jornal Folha de S. Paulo
Apesar das históricas dificuldades econômicas no Nordeste brasileiro, sempre houve esforços no sentido que houvesse ascensão social, utilizando mecanismos como a carreira na igreja, em atividades militares ou nos serviços públicos, incluindo empregos no Banco do Brasil. Recentemente, muitas localidades desta região do país vêm se destacando pelos resultados obtidos em algumas de suas escolas públicas, destacando-se o empenho dos seus diretores.
A cidade de Sobral, no Estado do Ceará, vem chamando a atenção, inclusive das autoridades federais que melhoraram as coletas sistemáticas das informações dos resultados obtidos nas escolas públicas. Inspeções feitas, inclusive pela imprensa privada, mostram que o papel dos dirigentes destas escolas tem sido fundamental. Segundo elas, os esforços feitos pelas autoridades do Estado deram bons resultados que estão se repetindo ao longo dos últimos anos.
Também o setor privado vem se conscientizando da necessidade de dar a sua contribuição, como destacado no artigo de Eulina Oliveira, com esforços efetuados pela Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco, Fundação Lemann, Fundação Vale, Cenpec, Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho, entre outros.
Um artigo elaborado por Joana Cunha destaca a importância do uso da Internet em algumas melhorias, mostrando que a computação está sendo intensamente utilizada em algumas escolas. Um artigo elaborado por Fábio Takahashi informa sobre visitas efetuadas em diversas escolas que estão se destacando, conseguindo um padrão elevado, mesmo em regiões áridas.
Tanto as bibliotecas como alunos cuidando de hortas das escolas mostram que também outras inovações estão sendo introduzidas pelos dirigentes mais conscientes destes estabelecimentos. O conjunto destas informações é importante para todos que se preocupam com a melhoria da educação no Brasil.
Ainda que estas melhorias sejam pontuais, nota-se um aumento significativo no número delas no país. Espera-se que as outras regiões se mirem nestes exemplos para, numa espécie de competição, ajudarem a melhorar todas as escolas no país, que não pode depender somente de algumas do setor privado.
São notícias que se contrapõem ao mar de informações negativas divulgadas pelos meios de comunicação social do país. Existem trabalhos relevantes efetuados por muitos abnegados que estão melhorando faces relevantes do Brasil.