Mistérios no Mercado Varejista do Japão
25 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: demandas para produtos de confeitaria para as festas de fim de ano., já houve problemas como no abastecimento de papel higiênico, mistério que não se consegue explicar no mercado de manteiga
Mesmo o mercado varejista do Japão sendo considerado dos mais eficientes, persistem mistérios que não conseguem ser explicados, como a atual deficiência no abastecimento de manteiga há meses, mesmo com o aumento da produção interna e importações.
A falta de manteiga no varejo obrigam supermercados a vender somente uma unidade por comprador
Um mistério persiste tanto para as autoridades como para empresários, bem como analistas sobre o que vem acontecendo nos últimos meses no varejo japonês de vendas de manteigas. Os produtores locais aumentaram suas ofertas como importações adicionais foram providenciadas, mas a falta do produto provoca um inexplicável aumento de preços que se agravou com a proximidade das festas de fim de ano.
Gráfico publicado no artigo The Japan News mostrando que a falta de manteiga já perdura por muitos meses
Algo semelhante já aconteceu no passado no mercado de papel higiênico, que passou por meses de dificuldades de abastecimento. Com a globalização e a redução das tarifas de importação, estes problemas deveriam estar resolvidos, mas parece que o mercado japonês acaba sendo administrado por um número restrito de grandes empresas, nem sempre eficientes para o adequado ajustamento da oferta e da procura.
Ainda que a demanda da manteiga venha aumentando recentemente, não costuma ser de uso comum dos consumidores japoneses, mas daqueles que viajavam muito pelo exterior. Também os produtos de confeitaria do Japão costumam conter menos manteiga quando comparados com os franceses, adaptados para os hábitos japoneses. Também o consumo de açúcar, como do sal, costuma ser mais baixo, procurando oferecer produtos mais saudáveis.
Muitos artigos sobre o assunto estão sendo publicados no Japão como no exterior, pois causa estranheza que num mercado tão sofisticado e diversificado como o japonês estes tipos de problemas possam ocorrer.