Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mercado de Café no Japão

11 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: expansão do mercado de café no Japão, necessidade de melhoria da posição brasileira, presença brasileira | 4 Comentários »

clip_image002O consumo de café no Japão continua crescendo de forma firme e o Brasil, que já foi mais importante naquele mercado, necessita ter um posicionamento mais agressivo.

Foto de ilustração publicado no artigo do site do The Yomiuri Shimbun

Mesmo havendo pessoas acreditando que o café não seria consumido em larga escala em países com um costume arraigado de consumo de muitos chás, o Japão e o Brasil já apostavam, no começo do século XX, que havia uma grande possibilidade no mercado internacional deste produto. Os primeiros investimentos japoneses na sua produção brasileira começaram nas primeiras décadas do século passado, utilizando até formas sofisticadas como o café sombreado. Ao mesmo tempo, em torno de 1927, foi instalado em Tóquio um estabelecimento pioneiro chamado Café Paulista, que existe até hoje.

Apesar da redução populacional do Japão, o consumo total tem crescido nos últimos anos de forma segura. Muitas indústrias estão se instalando para o café processado, até com novos produtos. No Brasil, é insignificante o café como refrigerante, mas no Japão é comum se encontrar a bebida nas máquinas automáticas. Neste primeiro semestre do ano, o crescimento está sendo de 9% com relação ao mesmo período do ano anterior.

O consumo japonês foi estimulado com a cadeia de lojas de conveniência Seven Eleven instalando máquinas nos seus estabelecimentos, o que acabou sendo imitado pelos seus concorrentes. Além da demanda de café em cápsulas, estão aumentando também os cafés de elevada qualidade consumidos pelos mais exigentes. Existem hoje os chamados “saten”, uma abreviação do “kissaten”, que eram os coffee shop que serviam também outros produtos, onde os jovens despendiam um bom tempo.

Também existem as cadeias internacionais que estão ampliando suas lojas servindo também lanches rápidos, além do café. Estão aparecendo fornecedores de países asiáticos, além dos países tradicionais como o Brasil e a América Central e Sul. Portanto, este mercado conta com muitos fornecedores concorrentes do Brasil.


4 Comentários para “O Mercado de Café no Japão”

  1. Rafaela Pinho de Souza
    1  escreveu às 06:39 em 12 de agosto de 2016:

    Japoneses estão se esquecendo do chá verde… E de sua cultura…

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:53 em 12 de agosto de 2016:

    Cara Rafaela Pinho de Souza,

    Os japoneses continuam produzindo um ótimo chá verde na região de Shizuoka, e consomem o chá verde de diversas formas, na cerimônia do chá, quente e também gelado.
    `
    Paulo Yokota

  3. Caio Tácito
    3  escreveu às 21:33 em 12 de agosto de 2016:

    É bom lembrar que o Japão tem uma empresa chamada UCC Holding, que é a sua maior companhia de café.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 21:44 em 12 de agosto de 2016:

    Caro Caio Tácito,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, a UCC é muito importante.

    Paulo Yokota