Pesquisa Sobre as Razões do Turismo de Chineses ao Japão
4 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: pequena amostra, pesquisa feita por estudante chinês pós-graduado em Nagoya, razões além dos interesses pelas compras.
Interessantes indicações foram apresentadas por uma pesquisa de pequena monta efetuada por um guia turístico chinês, que também é um estudante pós-graduado em Nagoya. Não são atraídos somente pelos interesses nas compras.
Turistas chineses em visita às floradas das cerejeiras, em foto publicada no artigo no The Japan Times
Wang Yin, um guia turístico chinês que efetua um curso pós-graduação na Nagoya Gakuin University, fez uma ligeira pesquisa com 115 turistas chineses que responderam seu questionário. Ele constatou que estes turistas se interessam por outros aspectos além das compras para visitar o Japão. Como a imprensa só destaca este ponto, ele efetuou este interessante levantamento que, por envolver um pequeno número de entrevistados, só pode ser ainda considerado como uma indicação.
30% destes turistas já tinham estado no Japão. Mais da metade dos entrevistados estão na casa dos 30 anos, 70% são graduados em universidades, e sua renda anual é acima de US$ 30.000.
29% responderam que desejavam ver o interior do Japão, 26% para apreciar a tradicional cultura e artes e somente 15% estavam atraídos pelas compras convenientes. Muitos conheciam coisas do Japão pelos programas de televisão, como dramas do tipo Oshin, que tratava de uma empregada numa família. Ou dos animes japoneses que podiam ser visto no templo dourado de Kyoto.
Os turistas chineses estavam interessados na tradicional arquitetura japonesa preservada, vendo que as contribuições das dinastias Tang (618-907) e Song (960-1279) existiam no Japão.
Hokkaido atrai muito turistas chineses (31%), notadamente o lago Akan, bem como a Rota de Ouro, que começa em Tóquio, vai para Quioto e Osaka, passando pelo Monte Fuji (atrai 29%). 24% gostariam de apreciar as termas japonesas que está no topo das suas listas. Ver o Monte Fuji atrai 21% e a floradas das cerejeiras 19%. Também o turismo médico foi mencionado.
Fica-se com a impressão que a amostra envolveu turistas de melhor nível e renda que podem pagar por guias mais preparados e possuem interesses mais sofisticados. A massa dos que são transportados em grandes ônibus pode apresentar diferenças, mas são indicações preciosas que podem orientar melhor as autoridades e agências de turismo.