Desenvolvimento Integrado do Meio Rural Chinês
28 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo publicado no China Daily, aumento da renda dos agricultores., integração da agricultura com a indústria e os serviços
A China que vem conseguindo uma boa performance do seu setor rural empenha-se agora na elevação da renda dos agricultores, acoplando-a com a agroindústria e os serviços indispensáveis.
Foto publicado no China Daily sobre o aumento da renda dos agricultores, associando-o com a agroindústria e os serviços
Se o meio rural brasileiro vem sustentando a economia brasileira, há que se admitir que a China venha conseguindo resultados admiráveis, pois, mesmo com o aumento espantoso da renda de sua população, o seu setor rural vem conseguindo abastecê-la, sem ampliar substancialmente a sua importação.
Agora, o jornal oficial da China, o China Daily, que é a versão inglesa do Xinhua, anuncia a existência de um programa para elevar a renda dos agricultores, associando-a com a agroindústria e os serviços indispensáveis.
Para a inovação tecnológica do setor rural, o jornal entende que é indispensável a melhoria da logística bem como a do e-commerce, mostrando a necessidade de evolução da comunicação eletrônica. Também pretendem estimular o turismo agrícola, escolhendo alguns projetos do setor rural.
Pretende que os agricultores sejam acionistas de atividades agroindustriais, de vendas e mecanismos de distribuição. Reconhece que a renda disponível dos agricultores vem crescendo 8,9 nos últimos anos, tendo chegado a 11,2% em 2014.
A China procura um desenvolvimento sustentável da agricultura, mostrando que também está preocupada com a preservação do meio ambiente. Deseja manter o nível de 120 milhões de hectares de plantação. Visa a reciclagem de materiais bem como o estabelecimento de padrões para os defensivos e produtos veterinários.
É preciso reconhecer que os chineses estão pensando de forma avançada com relação ao desenvolvimento rural, o que deve alertar os brasileiros a continuarem com seus empenhos para se manter competitivos.