O Fomento do Turismo Brasileiro
18 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a rica possibilidade dos recursos naturais, alguns inconvenientes que podem ser superados, o câmbio está ajudando a substituir o turismo para o exterior pelo do Brasil
As agências de turismo que atuam no Brasil estavam capacitadas a aproveitar as atrações como as oferecidas pela Flórida, nos Estados Unidos, esquecendo as oportunidades que são imensas em todo nosso país, como no Nordeste ou na Amazônia. As correções cambiais estão ajudando a eliminar parte destas distorções.
O Pantanal brasileiro é pouco conhecido pelos turistas brasileiros
As atrações turísticas dos outros países são mais conhecidas dos brasileiros que as locais, infelizmente. Mas Eleonora Roosevelt quando conheceu a Catarata do Iguaçu só pôde exclamar: “Poor Niagara Falls”. Os estrangeiros ficam encantados quando mergulham em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Quando apresentei Carajás a Robert McNamara, então presidente do Banco Mundial, ele parafraseou Eleonora Roosevelt e afirmou: “Poor US Steel”.
Mesmo com as limitações existentes, os pontos turísticos brasileiros estão atraindo os estrangeiros e parte da dos turistas nacionais que costumavam ir para o exterior, numa atitude de pura macaquice. Hoje, estão descobrindo que os tesouros mundiais estão por aqui mesmo.
Facilidades oferecidas por hotéis para atender os turistas
Muitos hotéis já apresentam todos os confortos para atender turistas internacionais como brasileiros, mas não imagine que as condições rústicas do Brasil sejam todas evitáveis. Os mosquitos estão lá como todas as dificuldades naturais da Amazônia ou do Pantanal.
Águas límpidas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, permitem a apreciação da biodiversidade, de forma controlada
Das inúmeras maravilhas brasileiras, a que continua atraindo mais os turistas nacionais e estrangeiros é sem dúvida a Catarata do Iguaçu, cuja imensidão só pode ser avaliada por todos os seus ângulos, em mais de uma visita. A sua visão não se restringe a da parte brasileira, mas passando para o lado argentino há possibilidade de ângulos privilegiados sobre a parte brasileira.
A imensidão das Cataratas do Iguaçu pode ser apreciada do lado brasileiro, do lado argentino, de barcos como de helicópteros, encantando os mais exigentes turistas do mundo
E de quebra, é possível ir ao Paraguai, para conhecer também Itaipu, uma das maiores maravilhas da engenharia brasileira, que até a China copiou para construir o seu Three Gorges.
Hidroelétrica de Itaipu, a maravilha da engenharia brasileira