Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dirigentes de Turismo que não Conhecem o Mundo

24 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Turismo, webtown | Tags: esqueceram a China, oportunidade da Copa, turismo internacional

Se a notícia que foi publicada no Valor Econômico informando que a Embratur elegeu 17 países como alvos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, excluindo a China, parece que os dirigentes daquela entidade estão desfocados com o que vem acontecendo no mundo atual. Quem viaja pelo mundo, Estados Unidos, Europa, Ásia, África observam que recentemente o número de turistas chineses em todo o mundo passou a ser a principal corrente, e chegam até o Brasil, mesmo sem eventos especiais.

Eles substituíram os norte-americanos, europeus ou japoneses, e “invadem” os países que apresentam atrativos turísticos enchendo as lojas de departamentos, as lojas de grifes conhecidas, os hotéis e os restaurantes. Possuem uma empolgação pelo futebol e os astros brasileiros e destacam-se nos esportes. Até na África, por motivos variados, o fluxo de passageiros nos voos aéreos é surpreendente. Existe uma maciça classe média chinesa, além dos que possuem elevados poderes aquisitivos, ocupando os melhores estabelecimentos disponíveis no cenário internacional.

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Turistas chineses invadem o mundo / Cataratas do Iguaçu

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Cristo Redentor / Pororoca no Rio Amazonas

Somente os que não desejam ver o que está acontecendo no mundo podem ignorar os chineses e seu fluxo de turistas por todo mundo. São eles os que proporcionam as massas que invadem Paris, Londres, Tóquio e estão ávidos para conhecer o País do Futebol. Nos rincões mais afastados da China, quando um cidadão se identifica como um brasileiro, a primeira expressão dos chineses é “Pelé”.

No recente pavilhão brasileiro na EXPO SHANGAI 2010, quando foi apresentado um vídeo sobre o país, uma exclamação de muitos chineses foi ouvida, “Pelé”, ainda que só se tratasse de uma peleja de futebol onde não era o Rei que aparecia.

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são oportunidades para que massas de turistas chineses visitem o Brasil conhecendo deste as Cataratas do Iguaçu como o Amazonas dos quais somente ouviram falar , viram fotos ou vídeos.

Se contarem com uma desculpa para poder comparar com Three Gorges com Itaipu, Hong Kong com Rio de Janeiro, Brasilia com Beijing, Amazonas com seus desertos, podem estar certos que vamos ter turistas chineses que não conseguiremos atender, gastando como estão fazendo em Paris, Nova Iorque ou Tóquio.

Pelo visto, quem tem que abrir os olhos são os brasileiros…

Muitos países que contam com as receitas de turismo como fontes importantes para as suas economias, hoje dependem dos chineses, e por que o Brasil não pode passar a contar também com eles, além de gastar divisas importantes com quinquilharias no exterior?