Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estranhas Confusões Gastronômicas em Nova Iorque

28 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: cardápio limitado difícil de ser identificado, inovações espantosas, o caso do Momofuku Nishi, preços convenientes

clip_image002Pelo nome Momofuku Nishi – parece de origem japonesa, mas o restaurante é de propriedade do grupo David Chang, que tem um sobrenome chinês -, cujo chef chama-se Joshua Pinsky, e a culinária inclui até pratos de origem italiana com influências asiáticas. Faz sucesso, mas fica difícil entender qual seja sua verdadeira identidade, pois conta com diversos estabelecimentos em sua rede.

Foto de Zack DeZon/Bloomberg constante do artigo no site da Bloomberg de prato italiano com missô

O artigo de Tejal Rao, comentarista tradicional de gastronomia do site da Bloomberg, comenta o que acontece no restaurante Momofuku Nishi, de Nova Yorque, localizado no Chelsea, incluindo um clássico italiano, cacio e pepe, preparado com o uso de um tipo de missô preparado de grão de bico, que chama de hozon, sua atração principal. Ainda que as acomodações do restaurante cheguem a ser estranhas e desconfortáveis para os clientes, segundo o artigo, informa-se que o estabelecimento está sempre lotado, sendo que muitos pratos simples custam em torno de US$ 30. Uma refeição completa exige mais do que um por pessoa.

Também existe uma sopa que seria uma versão da coreana su jae bi, preparada com frango e bolinho. Ou uma carne crua que utiliza rabanete – melancia. Ou tofu fresco com ovas de trutas defumadas.

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Foto de Zack DeZon/Bloomberg, também constante do artigo no site da Bloomberg, com carne crua com coloração de rabanete melancia

Quando a criatividade é exagerada, fica-se com a dificuldade para entender a verdadeira identidade do restaurante, que certamente persegue uma fusion global, com ênfase na influência oriental. A tendência é que estes estabelecimentos acabem sendo de moda, mas o sucesso é difícil de ser mantido por longos períodos, pois os restaurantes costumam ser sustentados pelos clientes habituais, que o utilizam várias vezes num mês.

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Foto de Zack DeZon/Bloomberg da cavala com rabanete daikon, e molho dashi, constante do artigo no site da Bloomberg

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Foto de Zack DeZon/Bloomberg do tofu fresco com ovas de truta defumada, constante do artigo publicado no site da Bloomberg

De qualquer forma, acaba despertando a curiosidade dos analistas.