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O Sucesso dos Restaurantes Japoneses em Nova Iorque

8 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: agora o udon entra em moda, começaram com sushi e sashimi, evoluíram para yakiniku, parece ser a hospitalidade e a leveza dos alimentos, por que diversos restaurantes japoneses fazem sucesso em Nova Iorque

clip_image002Um artigo de Fran Kuzui foi publicado no site do Nikkei Asian Review sobre a inauguração de um restaurante da cadeia japonesa TsuruTonTan na proximidade do conhecido Union Square em Nova Iorque, conhecido como Middle Town. Mas difere muito do restaurante que faz sucesso em Tóquio na região de Roppongi, ainda que a fila antes da abertura do estabelecimento no fim da tarde seja similar. Serve saquê de qualidade bem como um petisco para acompanhar bebidas feito a partir do ouriço (uni), o que não é usual no Japão nos restaurantes que servem o udon, macarrão de trigo dentro de um molho com variados ingredientes. (Foto da fila que se forma antes das 17h quando o restaurante abre em Nova Iorque, publicado no artigo do Nikkei Asian Review).

O restaurante é uma franquia dos proprietários japoneses do grupo Kato Pleasure. As informações para o jornalista foram fornecidas por Joji Uematsu, vice-presidente da Dining Innovation’s e gerente do estabelecimento, que informa ser o objetivo exportar a hospitalidade japonesa, incluindo o saquê e o prato de ouriço para acompanhar a bebida. Os preços são razoáveis para os padrões de Nova Iorque, chegando a cerca de US$ 40 por pessoa, tudo incluído. A casa possui 128 lugares e serve o dobro de clientes por noite. Já cogita da abertura de nova unidade na parte mais alta de Nova Iorque.

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Foto do salão do estabelecimento, constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Tomoyoshi Nishiyama, presidente do Innovation, começou a atuar em Nova Iorque no setor imobiliário quando a atividade estava no auge no começo de 1990. Evoluiu para o setor de yakiniku, que é uma espécie de churrasco japonês adaptado dos coreanos, para formar a cadeia Reins International, chegando a 2.300 pontos por toda a Ásia, faturando US$ 230 milhões anuais. Vendeu os ativos para voltar para a Dining Innovation’s. Para operar em Nova Iorque consultou o pioneiro Nobu Matsuhisa, que recomendou não ouvir as críticas de outros, mas seguir a sua intuição de oferecer a hospitalidade japonesa. Hoje, conta com 40 estabelecimentos destes churrascos nos Estados Unidos.

As matérias-primas da TsuruTonTan são provenientes do Japão, principalmente da região de Kyoto. Muitos profissionais de cozinha, em vez de estudarem na Europa, voltam-se atualmente para os produtos de origem japonesa. Mas nota-se que estes empresários são profissionais de alta qualidade e seus investimentos estão baseados em estudos sérios.