Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Popular no Japão

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: curry popular na Ásia, notadamente no Japão, preocupações com a saúde, versão de fácil preparado

Nos períodos de crise econômica no mundo, tendem a aumentar os alimentos mesmo saudáveis e industrializados com base no curry, de fácil preparo, que originário da Índia é popular na Ásia, notadamente no Japão.

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O curry originário da Índia tornou-se popular na Ásia, notadamente no Japão, numa ilustração no Yomiuri Shimbun, nas suas versões saudáveis

Todos sabem que os indianos contam com muitas variedades de especiarias que combinadas acabam recebendo o nome de curry de baixo custo e consumido com o arroz. Entre os asiáticos, notadamente os japoneses, acaba sendo o alimento mais popular que tende a se espalhar pelo mundo, notadamente nos períodos de crise econômica, ainda que se tenha preocupações com a saúde.

As atuais versões já vêm preparadas, bastando acrescentar água, facilitando o trabalho das donas de casa que estão também trabalhando em empregos, muitos temporários. Ocorrem reduções de sal e alguns incluem vegetais. No Brasil, já existem restaurantes especializados em arroz com curry, frequentados por pessoas que tiveram experiências no Japão, principalmente, e seus custos costumam ser baixos.

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O arroz com curry normalmente inclui carnes e picles e é servido nos restaurantes populares

Existem muitas variações deste tipo de prato, sendo muito comum serem acompanhados por uma milanesa de porco, e costumam ter preços módicos, para refeições rápidas como almoços. Podem ser mais apimentadas ou suaves, de acordo com a preferência dos clientes.

Na versão preparada para o consumo caseiro, existem também muitas variedades até com baixa caloria, incluindo carnes variadas e alguns tipos de legumes ou verduras. Mesmo com preços modestos, podem atender às necessidades de mais de uma pessoa. A matéria elaborada por Shunji Osato e publicada no Yomiuri Shimbun mostra muitos produtores preocupados com a saúde dos consumidores, com pouco sal e baixa caloria.

Grandes e tradicionais empresas produtoras de alimentos também fornecem estes produtos no mercado, que não se resume somente ao Japão. Uma pesquisa efetuada por uma empresa especializada informa que 37% das famílias japonesas responderam que costumam usar estes produtos duas ou três vezes por mês. Somente 25% o fazem nos restaurantes, mostrando que o consumo doméstico é elevado.

No Brasil, este consumo ainda está concentrado entre os asiáticos, mas, com a procura de alimentos baratos com a atual crise, há uma elevada possibilidade do aumento do seu consumo, notadamente porque apresenta uma ampla variedade de diferentes produtos para atender as preferências de paladar dos consumidores.