Mercado Brasileiro de Alimentos Saudáveis
1 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: diversidade disponíveis, o Brasil seria o quinto mercado no mundo para alimentos saudáveis, reação ao exagero de agrotóxicos
O artigo publicado por Roberta Scrivano no site de O Globo informa que o levantamento da Euromonitor mostra que o mercado brasileiro de alimentos saudáveis já é o quinto no mundo, continuando a crescer cerca de 20% ano.
A tradicional feira de produtos orgânicos no Parque da Água Branca em São Paulo, uma das pioneiras reunindo muitos produtores
Uma das explicações possíveis para o atual boom no mercado de alimentos orgânicos no Brasil seria o exagero do uso de agrotóxicos de muitos tipos na agricultura brasileira, que teria provocado uma reação de quem se preocupa com alimentos saudáveis. Mesmo com a crise econômica do país, a demanda por estes produtos é superior à média mundial e chega a cifras impressionantes de 20% ao ano.
A imprensa brasileira também tem se destacado na divulgação dos muitos produtos orgânicos, como frutas, legumes e hortaliças que não utilizam fertilizantes químicos e defensivos que são danosos para a saúde. Também muitos estabelecimentos estão utilizando estes produtos para atraírem consumidores conscientes, como empresas estão produzindo produtos mais saudáveis, evitando exageros de gorduras saturadas, sais ou açúcares em excesso.
Estes hábitos adotados em países desenvolvidos encontraram um campo propício no Brasil, que apresenta uma ampla biodiversidade, além de produtores distribuídos por todo o país. Somente os produtores mais ávidos por lucros intensificaram o uso de agrotóxicos, sendo que os tradicionais e pequenos produtores utilizavam fertilizantes aproveitando resíduos de outras produções, efetuando rotações das áreas de cultivo, como aproveitando o material verde restante de outras produções.
Novas técnicas, como de agroflorestal, foram também introduzidas, além das importadas. Algumas donas de casa que se preocupavam com as alimentações sadias para seus filhos acabaram se transformando em pequenas empresárias, apresentando seus produtos no mercado, ávido pelas alimentações sadias e sustentáveis.
O percentual destes produtos no mercado total ainda aparenta ser pequeno, o que deixa possibilidades para ampliações futuras, atraindo já grandes produtores especializados na produção de alimentos saudáveis, que acabam sendo utilizados como motivos de propagandas.
Muitas iniciativas ainda são quase voluntárias e de pequena escala, mas os dados indicam uma rápida expansão que atrai empreendimentos empresariais de maior escala. Tudo indica que esta conscientização da população, bem como as amplas possibilidades do meio rural brasileiro, acabará incluindo estes produtos no rol de suas importantes contribuições para o país.