Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Universidades de Destaque na Ásia

31 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: levantamento da Reuters, os destaques da Coreia do Sul e do Japão, superam as dimensões das economias chinesas e hindus

No levantamento da Reuters Top 75: Asia’s Most Innovative Universities, o principal destaque acabou sendo o da KAIST – Korea Advanced Institute of Science & Technology.

clip_image002clip_image004

Logotipo do KAIST                     Foto do campus da KAIST

As maiores economias asiáticas são a chinesa e a hindu, mas o artigo publicado no The Asahi Shimbun, com base no despacho da Reuters, informa que o levantamento efetuado por aquela agência das 75 universidades consideradas mais inovadoras na Ásia, os destaques ficaram com as coreanas e as japonesas. Das 20 mais destacadas, 17 ficaram com a Coreia do Sul e o Japão, avaliadas pelas produções de pesquisas originais e influentes. As patentes requeridas baseadas nestas pesquisas são de grande importância para tanto, mostrando que se procura listar as que mais contribuem nas atividades produtivas.

A segunda instituição desta lista ficou com a University of Tokyo of Japan. E do Sudeste Asiático, o destaque foi da National University of Singapore (11ª) e da China a Tsinghua University (13ª) e a Peking University (16ª), além de Hong Kong a Chinese University of Hong Kong (21ª) e a Hong Kong University of Science & Technology (30ª). Da Índia constam a The Indian Institute of Technology (72ª) e a Indian Institute of Science – Bengalore (73ª).

Ainda que repetitivo, convém destacar que estas listas de Universidades se referem à produção de tecnologias que são aplicadas nas economias, não se referindo a conhecimentos humanísticos que também ajudam a consolidar as culturas que acabam dando respaldo às atividades políticas, econômicas e sociais.