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Terceira Onda de Cafés da Starbucks

14 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: artigo publicado no Asahi Shimbun, novos estabelecimentos em diversas partes do mundo, os clientes poderão observar a preparação de cafés finos desde as suas torrefações

clip_image002O consumo de cafés no mundo está se tornando cada vez mais sofisticados e a Starbucks, pioneira nas grandes redes mundiais, inova nos seus novos estabelecimentos para atrair clientes sofisticados.

Foto da nova Starbucks Reserve Roastery, em Seattle, publicada no The Asahi Shimbun

Quem conhece um pouco de café sabe que uma atração deste produto é o perfume que se espalha quando de sua torrefação. Eu tenho na minha memória de adolescência o perfume que sentia quando o banco aceitava os estoques de café como garantia de financiamentos e tinha que comprovar com as amostras a qualidade dos produtos que estavam armazenados.

Starbucks, a líder mundial com estabelecimentos espalhados por todo o mundo, inova agora com novas instalações onde os clientes podem apreciar a torrefação e demais preparações do café de alta qualidade. O primeiro foi instalado em Seattle, mas o próximo está programado para Tóquio, bem como Xangai e Nova Iorque nos próximos anos. Howard Schultz, CEO da Starbucks, informa que é preciso fazer um esforço extra para continuar atraindo os clientes de um produto tão competitivo como o café.

Quem conhece o Coffee Lab de São Paulo, sempre cheio de clientes, sabe que esta é uma realidade, onde se observa a torrefação e a moagem, onde o café é escolhido pelo seu blend preferido, acompanhado de alguns produtos adequados para o seu consumo. Também são apresentadas as formas variadas de sua bebida, com treinados baristas para que sirvam corretamente.

Pela descrição destes Reserve Roastery, nota-se que algo semelhante é feito pela Starbucks e já existem outras redes fazendo coisas similares do que se encontra no Coffee Lab. Está ficando claro que o máximo de sofisticação está sendo perseguido para atrair os bons clientes consumidores de café de elevada qualidade.