Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eletrificando Tudo com Baterias de Íons de Lítio

15 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: além dos veículos, artigos no The Economist, corrida de diversos grupos para as novas baterias

Se existe um campo em que todos os interessados em tecnologia estão se envolvendo, este parece ser o das baterias de íons de lítio que, além de serem usadas nos veículos elétricos, também servirão para armazenagens de energia de produção intermitente, como a solar e a eólica.

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Ilustração constante do artigo publicado no The Economist, que vale a pena ser lido na íntegra

Neste site já informamos que as baterias de lítio que apresentavam alguns riscos por trabalharem com produtos líquidos acabaram tendo seus problemas resolvidos por usarem materiais sólidos utilizando alguns metais ainda raros. Além de aparelhos eletrônicos, também estão sendo usadas em veículos, chegando agora a formas que permitem grandes armazenamentos de energias geradas por fontes intermitentes, como as solares e as eólicas. Os aperfeiçoamentos são constantes e, entre outras vantagens, os veículos que ainda utilizam combustíveis fósseis acabarão sendo substituídos totalmente até em torno de 2040.

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Gráfico das previsões futuras de energia, constante do artigo no The Economist, mostrando que elas estão sendo revistas antecipando o aumento das novas

Como em grande número de atividades, as grandes empresas que atuarão no setor da energia elétrica devem ser pequenas e o gráfico abaixo apresenta as principais do momento.

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Gráfico das grandes empresas que trabalharão com energia elétrica

O fato concreto é que o custo das baterias elétricas está se reduzindo rapidamente, permitindo prever que a densidade delas deve se elevar rapidamente nos próximos anos.

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Gráfico constante do artigo do The Economist

Como a competição nestes setores de novas tecnologias é acirrada e as perspectivas do que pode acontecer no futuro estão claras, tudo indica que os esforços de aceleração dos trabalhos são sempre no sentido de abreviar o lançamento de novos produtos.

Espera-se que o Brasil também se envolva nestes tipos de competição, pois para os veículos a China parece o país de preferência da indústria automobilística e outros países como a Alemanha e o Reino Unido esperam participar das pesquisas. Como é sabido, a disponibilidade do lítio é grande na América do Sul, no Chile, no Peru e na Bolívia, mas para o desenvolvimento de uma indústria relevante de baterias há que se contar com uma estrutura industrial mais sofisticada como o Brasil, que tem condições para arranjos com estes países vizinhos. Mas é preciso que as autoridades estejam dispostas a grandes esforços, com uma visão que supere as pobres política e economia atuais.