Tentando aproximar a √Āsia da Am√©rica do Sul e vice-versa

Baterias Chinesas de Íon de Lítio

19 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Not√≠cias | Tags: avan√ßos tecnol√≥gicos, fundamental para os ve√≠culos el√©tricos, os chineses dominam o mercado de materiais para baterias de √≠on de l√≠tio

Um artigo publicado no Nikkei Asian Review informa que os chineses já produzem 75% dos materiais para as baterias de íons de lítio, como os usados nos veículos elétricos.

image

Gráficos publicados no Nikkei Asian Review mostrando a impressionante participação chinesa no mercado de materiais para baterias de íons de lítio

Com a constatação de que baterias de lítio, que são produtos líquidos, haveria possibilidades de acidentes como vazamentos que provocam a sua explosão e incêndios de consequências desastrosas. Acabou-se descobrindo que os íons de lítio, combinado com outros minerais, poderiam provocar a sua solidificação que não apresentariam estes inconvenientes, podendo ser usados para baterias de veículos como grandes unidades para aproveitar as energias não poluentes e intermitentes como a solar e eólica.

Muitos destes min√©rios contam com produ√ß√Ķes competitivas na China, o que est√° ampliando as produ√ß√Ķes de baterias de √≠ons de l√≠tio naquele pa√≠s, a ponto de contar com cerca de 75% da produ√ß√£o mundial. Isto provoca tamb√©m a tend√™ncia da ind√ļstria automobil√≠stica de ve√≠culos el√©tricos terem vantagens na China, tanto que os japoneses do grupo Nissan, Renault e Mitsubishi Motors, que det√™m metade deste mercado, tamb√©m ampliarem suas produ√ß√Ķes dos seus modelos naquele pa√≠s.

Muitos analistas da ind√ļstria automobil√≠stica estimam que em torno de 2040 os ve√≠culos el√©tricos predominar√£o no mercado mundial, diante das necessidades de redu√ß√£o dos combust√≠veis poluentes. Isto tender√° a acontecer tamb√©m com ind√ļstrias de outros produtos el√©tricos, havendo que acelerar as pesquisas em outras regi√Ķes do mundo que apresentam potencialidades para o l√≠tio como estes produtos minerais estrat√©gicos para serem utilizados nestas baterias.

Pelo que se sabe, o Chile, o Peru e a Bol√≠via contam com gigantescas salinas que est√£o sendo pesquisadas em conjunto com os japoneses para l√≠tios de boa qualidade. Tamb√©m os demais min√©rios que permitem a solidifica√ß√£o com o √≠ons de l√≠tio acabam sendo estrat√©gicos. No Brasil, a disponibilidade de l√≠tio √© relativamente baixa, mas estes outros min√©rios talvez possam estar dispon√≠veis, exigindo pesquisas para suas localiza√ß√Ķes e dimensionamentos.