Mocotó na Avenida Paulista e em Los Angeles
11 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: agora na Avenida Paulista no Instituto Moreira Salles, boas notícias para quem gosta da culinária brasileira, mantendo a matriz na Vila Medeiros, também em Los Angeles, um ponto no Mercado de Pinheiros
Quem aprecia a boa cozinha nordestina com ingredientes realmente brasileiros, mas que tinha dificuldades para convidar amigos estrangeiros para ir até a Vila Medeiros, mesmo ao seu vizinho Esquina ou se conformar com pratos simples no Mercado de Pinheiros, e ainda no Shopping D também na zona Norte, agora vai encontrar em plena Avenida Paulista um lugar digno e mesmo no exterior em Los Angeles, na Califórnia.
Mocotó na Vila Medeiros melhorou sua decoração, mas continua cheio como sempre
Como faço sempre que posso, num fim de semana fui com a família ao tradicional Mocotó da Vila Medeiros. Rodrigo Oliveira, seu proprietário e chef, melhorou sua decoração, mas o estabelecimento continua lotado e mantendo a qualidade de sua culinária. Agora notícia-se que ele estará também na Avenida Paulista, no Instituto Moreira Salles, tocando também o seu restaurante Balaio. Está se preparando também para atuar em Los Angeles, na Califórnia. Certamente, conta com uma equipe competente para manter a sua qualidade, apesar de tantos encargos novos.
Todos sabem que ele aperfeiçoou a forma simples de trabalhar os ingredientes tipicamente nordestinos que aprendeu com seu pai. Apesar dos constantes eventos internacionais dos quais participa, continua mantendo a sua simplicidade que agrada aos verdadeiros apreciadores de ingredientes brasileiros.
Famoso dadinho de tapioca agora com a cerveja que leva o nome do restaurante
É sempre tomar, mesmo em porções menores, o famoso Mocotó autêntico, os pratos que levam a carne de sol ou até a carne seca. O conveniente é ir com um grupo para poder degustar um pouco dos diversos pratos, almoçando com vagar. Os que chegarem até as 12h acabam ficando até depois das 15h, ainda que haja uma longa fila de fregueses esperando a sua vez, mas beliscando ou bebendo do que de melhor existe no nordeste brasileiro, tudo preparado com muito amor.
É evidente que não é comida para todos os dias, principalmente a quem trabalha em escritório, não se movimentando muito. Ainda assim, se não exagerar das entradas até as sobremesas, não vai se sentir pesado com tantas variedades do que se encontra no Brasil, notadamente no Nordeste. Muitos estrangeiros vão até aquele restaurante simples, informados que que encontrarão o verdadeiro Brasil, desde uma ampla variedade de cachaça.
Filas longas esperando uma mesa no Mocotó da Vila Medeiros
Não se pode esperar na Avenida Paulista ou em Los Angeles o ar quase popular de São Paulo, com filas enormes e demoradas, mas sem que ninguém reclame, pois as esperas acompanhadas das bebidas e petiscos fazem parte do programa. Até a Vila Medeiros melhorou um pouco comparado com o passado, dispondo-se de novos estacionamentos, onde existem outros restaurantes especializados em iguarias como o sarapatel e outros que são mais da Bahia. Como muitos brasileiros não conhecem o Brasil, talvez encontrem estrangeiros mais informados sobre as nossas coisas.