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Escola da Fazenda Canuanã Recebe Prêmio Internacional

26 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: 780 alunos de 24 horas por dia, administração da Fundação Bradesco, arquitetura adequada ao Brasil Central

O site do Estadão publica matéria elaborada por Isabela Palhares tratando da Escola Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto do Instituto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum, que recebeu o prêmio de melhor edifício de arquitetura educacional do mundo. O artigo vale a pena ser lido na íntegra.

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Escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto de Marcelo Rosenbaum

Quem conhece a região sabe que ela é das mais quentes do Brasil e os seus 780 alunos de sete a 17 anos, além de estudarem nesta escola, dormem no local. A instituição mantida pela Fundação Bradesco procurou ouvir os estudantes, garantindo-lhes a intimidade e privacidade dos que convivem 24 horas por dia no mesmo local.

No passado, as construções coloniais tinham paredes grossas que permitiam manter um clima ameno mesmo no verão que chega a 38º graus. Com a influência de arquitetos franceses no Brasil, muitas construções passaram a usar vidros em exagero como em Brasília, não observando a amplitude térmica do dia e da noite.

Para manter um mínimo de privacidade, os quartos passaram a receber apenas seis crianças, divididos em dois pavilhões, um feminino e outro masculino, e as construções predominantemente de madeira ajudam a suportar o calor. Os dormitórios se tornaram a base de suas moradias.

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O pátio da escola usa diversos materiais adequados ao clima

A cultura local foi preservada ao máximo, valorizando o que foi adotado pelos seus pais e avós. A construção usou painéis de palha trançada, tijolos de solocimento, chão de cimento queimado e madeira laminada.

Cada aluno tem o seu gavetão onde guarda suas coisas, um abajur e um espelho. As crianças absorveram as mudanças e valorizaram o silêncio. Espera-se que cada escola no Brasil fique com suas instalações adequadas às regiões onde estão instaladas, também com os conteúdos dos estudos adaptados para a realidade local.