Redução de Sal dos Alimentos
8 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: depois da redução do açúcar os japoneses estão conseguindo a redução do sal dos alimentos, muitos produtos sendo lançados no mercado, temperos de molhos com sabor cítricos
Uma matéria distribuída pela agência noticiosa japonesa Jiji foi publicada no Japan Today informando que muitas empresas estão lançando produtos alimentícios com a redução do sal que vinha prejudicando a saúde da população, provocando pressões mais altas.
Alimentos com menos sal pela substituição do molho shoyu pelo ponzu, ligeiramente ácido. Foto publicada no Japan Today
O uso exagerado do shoyu implica em consumos adicionais do sal, como preferido por muitos consumidores brasileiros, mas nem todos os ficam satisfeitos com a sua redução. Os produtores e supermercados japoneses estão desenvolvendo uma campanha substituindo este molho pelo ponzu, que dá um sabor mais ácido, como se fosse vinagre. A rede de supermercados Family Mart Uny, da província de Aichi, está expandindo mais de 50 itens, como pepinos e temperos japoneses, mostrando que podem ser saborosos, mesmo com menos sal.
Incluem sopas e molhos do tipo dashi (de peixes secos) e outras especialidades. Outro fabricante de alimentos está reduzindo o sal em cerca de 30%, compensando os sabores com o uso do dashi em flocos de bonito seco, que são muito apreciados pelos japoneses e são deliciosos. Também existem empresas fazendo campanha pela TV sugerindo tipos de vinagres que acabam substituindo o shoyu, conseguindo a redução do sal em 40%.
Ocorre, ainda, um esforço para a redução do sal nos hambúrgueres, substituindo-o por molhos com sabores ácidos como dos vinagres que são bem aceitos, provocando uma redução de 25% do sal. Os japoneses que sofreram influências das culinárias budistas contam com muitos molhos deliciosos que usam cogumelos e algas, que são mais saudáveis.
Quando os brasileiros moravam no meio rural, podiam consumir mais sal que era eliminado com o suor. Hoje, muitos habitando os centros urbanos, levam uma vida sedentária e precisam reduzir o sal para evitar pressões arteriais mais elevadas. Campanhas como as que estão em andamento no Japão seriam bem-vindas.