Preço do Lítio Como Indício do Futuro dos Carros Elétricos
7 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: lançamento do IPO da FMC como indicação do futuro que o mercado espera para os carros elétricos, o lítio é usado nas baterias que permitem que os veículos elétricos funcionem adequadamente
Uma matéria elaborada por Carolina Millan e Jack Kaskey foi publicada no site da Bloomberg informando que o lançamento de uma IPO, da FMC, pode dar uma ideia de como o mercado está vendo as possibilidades futuras dos veículos elétricos no mundo. Todos sabem que as baterias utilizadas por eles demandam o lítio para o seu funcionamento adequado, que costuma estar disponível nas grandes salinas do mundo.
Participação atual das empresas no fornecimento do lítio
Gráfico constante do artigo publicado no site da Bloomberg
O artigo informa que a FMC pretende concentrar seus negócios relacionados com o lítio numa empresa, visando lançar no mercado um IPO, o que pode dar uma ideia clara de como o mercado está vendo o futuro dos carros elétricos e seus usos nas baterias de lítio. Muitos estimam que até 2025 a demanda deste produto possa subir cinco vezes, sabendo que o íon de lítio por ser sólido, com o uso de outros componentes, não apresenta os riscos de vazamentos que podem provocar desastres.
No momento, o lítio representa somente 9% da receita da FMC que trabalha também com defensivos agrícolas. Existem outras empresas que dependem mais diretamente da venda de lítio, fazendo com que a forma de lançamento do IPO possa dar uma ideia mais clara do seu potencial no mercado internacional.
A triplicação dos preços do lítio nos últimos três anos está alimentando uma onda de gastos com este produto e todos desejam ter uma ideia mais exata do mercado sobre suas potencialidades de forma isolada com relação aos demais produtos. Também existem muitas alternativas de produtos que contribuem para viabilizar o uso do íon de lítio, como as descobertas feitas recentemente no Japão, havendo possibilidade da quebra do quase monopólio que os chineses tinham nestes produtos.
Isto pode provocar também uma maior diversificação da produção de veículos elétricos em todo o mundo, não se concentrando demasiadamente na China.