Nada Supera a Inteligência
14 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: a infeliz colocação do presidente Jair Bolsonaro, a reação inteligente deixou-o desarmado, quem imaginar que uma adolescente de 16 anos ganha projeção mundial sem ser muito inteligente pode estar muito enganado | 2 Comentários »
Tudo indica que o presidente Jair Bolsonaro, com o seu estilo que tenta lembrar Jânio Quadros, mas a quem não consegue nem servir de sombra, tenha chamada a jovem sueca de 16 anos, Greta Thunberg, de “pirralha”, esperando provocar uma polêmica. Ela, com sua inteligência exemplar, simplesmente “absorveu” a expressão que passou a usar na sua rede social, desarmando totalmente o presidente brasileiro, a quem não restou senão ficar calado.
Greta Thunberg, sueca de 16 anos, é uma inteligência privilegiada
Ninguém que seja normal conquista em dois anos apenas a posição de Person of Year 2019 da consagrada revista Time. Ela começou a se manifestar há apenas dois anos, com 14 anos, em frente ao Parlamento sueco com um simples cartaz manuscrito, e hoje é conhecida em todo o mundo. Comparar com Jair Bolsonaro é uma covardia, que não aparenta ter uma inteligência excepcional, para muitos até ao contrário. Ele pensou que estava provocando uma polêmica importante chamando a de “pirralha”, mas ela simplesmente absorveu a expressão que passou a usar na sua rede social, deixando o presidente brasileiro de boca aberta, sem saber como reagir.
Além de inteligente, Greta Thunberg é autêntica, passando semanalmente manifestando-se em frente ao Parlamento sueco, ou viajando de barco para mostrar que é contrária ao consumo de energia poluente, cruzando oceanos usando apenas o vento. Suas falas perante as personalidades mais importantes do mundo são pausadas, dispondo somente de umas poucas notas, mas falando como uma experiente oradora. Atrai a atenção de todos, uma multidão de admiradores que ficam atentas às suas mensagens. Ela se apresenta como representante do futuro em risco, onde políticos e empresários são colocados do outro lado. Ninguém fica indiferente em frente a ela, que não alimenta uma imagem falsa de grande líder. Modesta, apresenta como igual a todos, gerando uma simpatia natural.
Muitos imaginam que ela é assessorada por uma grande equipe de auxiliares, mas a sua simplicidade mostra que ela conta somente com o indispensável, não se comportando com uma personalidade arrogante e famosa, nem na aparência física. Ela, apesar do símbolo que encarna, não cultiva uma imagem de uma pessoa famosa.
Confesso que sou uma pessoa que a admira, racionalmente, só a conhecendo pelas cenas em que ela se apresenta. Mas a admiração é incondicional, sem nenhuma restrição. Só me preocupa a sua segurança pessoal, pois existem hoje muitos loucos mundo afora, além daqueles que desejam que ela simplesmente desapareça por variados interesses não confessáveis.
Yokota, com certeza, Greta Thunberg pode ser comparada ao ex-presidente Lula. Os dois são gênios e tentam de todos os modos abrir os olhos do mundo contra as injustiças, as mazelas etc., mas acabam sofrendo perseguição política, críticas etc.
Greta e Lula são exemplos para a raça humana.
Caro Jorge Luiz Gomes,
Obrigado pelo seu comentário.
Paulo Yokota