Pesquisa da Datafolha Sobre Jair Bolsonaro
15 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: atendimento das aspirações atuais da população, eficiência na identificação das aspirações e na comunicação social, pesquisa de agosto de 2020 da Datafolha sobre Jair Bolsonaro, presença na imprensa e nas redes sociais, uma posição do momento difícil de ser mantida por muito tempo | 4 Comentários »
Diversos órgãos de imprensa divulgaram os resultados obtidos pela pesquisa de opinião da Datafolha nos últimos dias 11 e 12 de agosto, onde as indicações são favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Como o seu objetivo principal parece ser as próximas eleições presidenciais, quando espera ser reeleito, há muito tempo para tanto, mas a oposição a ele não parece estar devidamente articulada. Ele vem intensificando a sua presença até onde ainda não é muito popular, como no Nordeste.
Presidente Jair Bolsonaro na sua visita ao Nordeste
Estas pesquisas de opinião da Datafolha, cujos resultados foram divulgados por diversos jornais do país, refletem o momento do levantamento, sendo que 37% dos brasileiros consideraram o governo de Jair Bolsonaro ótimo ou bom em agosto, quando em junho último estava em 32%. Os que consideravam regular chegaram a 27% agora, quando em junho estava em 23%. Os que consideravam ruim ou péssimo caiu para 34%, quando em junho estava em 44%. Foram consultados por telefone 2.065 pessoas, numa amostra devidamente estratificada, dando uma possibilidade de erro de dois pontos, para cima e para baixo. Os dados obtidos são expressivos.
Os analistas especializados avaliam que Jair Bolsonaro conseguiu identificar os pontos que os brasileiros consideram relevantes, tendo a capacidade de chegar de forma eficiente a eles, usando a mídia tradicional e as redes sociais que continuam sendo utilizadas intensivamente.
Como o momento é adverso no mundo e principalmente no Brasil, com problemas de saúde, dificuldades econômicas, políticas e sociais, além das criticas ao desmatamento, estes resultados podem ser considerados invejáveis, notadamente por estar contemplado de forma razoavelmente uniforme nos diversos segmentos da população. Estas informações estão contidas nas divulgações mais detalhadas dos resultados das pesquisas.
As análises mais críticas ressaltam as dificuldades de se manter as atuais assistências por muito tempo, sem que haja mudanças significativas na atual política econômica, pois o atual déficit fiscal não é sustentável sem a volta de um crescimento econômico mais significativo.
O povo deixou de ser doutrinado pela Globo, Folha de SP etc. e sabe que o Bolsonaro faz, na medida do possível, um bom governo.
Obs.: excelente blog!
Cara Laís Lima de Almeida,
Obrigado pelo comentário. Os dados mostram que nem todos tem a mesma opinião.
Paulo Yokota
Dr. Yokota:
O senhor acha possível o regresso do Lula como presidente?
O Bolsonaro está se mostrando um péssimo presidente.
Cara Eduarda Monteiro,
Tenho a impressão que é difícil, mas acontecem coisas estranhas no Brasil, mesmo que muitos tenham a sua impressão sobre o atual Presidente.
Paulo Yokota