Candidato a Antiviral Para a Covid-19
29 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: Artigo de Yuko Matsuura do Asahi Shimbun, Centro Nacional para Saúde e Medicina Global de Tóquio, estudos publicados no Nature Communication inglês, não se trata de vacinas
Lamentavelmente, todas as pesquisas científicas são demoradas para proporcionar resultados práticos, mas são indispensáveis para serem seguros no combate à atual Covid-19 que vem afetando o mundo, inclusive com suas variações detectadas recentemente. Um grupo de pesquisadores japoneses do Centro Nacional para a Saúde e Medicina Global de Tóquio, Japão, descobriu que algumas combinações de compostos químicos inibem a propagação destes vírus, abrindo possibilidades promissoras, que ainda necessitam ser experimentados em testes com animais.
Este trabalho acabou sendo publicado na revista científica Nature Communications recentemente, mostrando a sua importância internacional no momento em que o mundo procura vacinas para a Covid-19. Neste caso, trata-se de uma combinação de remédios que apresentam perspectivas promissoras para impedir a sua evolução nos pacientes.
O Centro Nacional para Saúde e Medicina Global em Tóquio mantém intercâmbio internacional com diversas instituições similares no mundo
Foram descobertos dois compostos químicos que podem bloquear a nova Covid-19, permitindo potencialmente novos medicamentos para combater o vírus, não se tratando de vacinas. Hiroaki Matsuya lidera esta pesquisa. Um composto químico pode inibir a atividade da protease, enzimas que quebram as proteínas. Já foi eficaz para o coronavírus conhecido como SARS.
Os pesquisadores japoneses criaram cerca de 400 tipos de compostos químicos artificialmente que funcionam de formas semelhantes. Eles injetaram o produto em células infectadas e os chamados “GRL-1720” e “GRL-2420 (5h)” que bloquearam a multiplicação eficaz do vírus.
Eles combinam com o medicamento remdesivir, usado para a Covid-19. Eles estão efetuando as pesquisas por meio de testes em animais. Tudo indica que isto pode proporcionar resultados interessantes, mas como todas as pesquisas cientificas demandam muito tempo para chegar a resultados operacionais. Diferem bastante das atuais procuras de vacinas.