Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desaceleração Desigual na China

4 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a classe média resiste melhor, as multinacionais do setor de consumo menos afetados pela desaceleração, diferenças entre os setores e regiões.

imageEm qualquer economia, os impactos das acelerações e das desacelerações costumam ser diferenciadas, tanto pelos setores como pelas regiões. Um artigo de Laurie Burkitt, do The Wall Street Journal, sobre o assunto foi publicado em português pelo Valor Econômico, procurando mostrar que as multinacionais do setor de consumo estão sendo menos afetados pela atual redução do crescimento da economia chinesa.

Leia o restante desse texto »


Lançamento de Ações dos Correios no Japão

4 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a importância dos Correios em diversos países, outras atividades, sucesso no lançamento das ações dos Correios no mercado japonês

clip_image001Os japoneses estão eufóricos com o sucesso do lançamento das ações dos Correios no mercado japonês de capital. Promove-se a privatização, envolvendo as entregas das correspondências, os depósitos populares como as captações disseminadas dos seguros.

O presidente da holding dos Correios, Taizo Nishimuro, cumprimenta os presidentes das duas companhias do grupo diante do sucesso do lançamento de suas ações no mercado

Leia o restante desse texto »


Desafios na Logística Mundial

2 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: alteram as competitividades das distâncias, análise do The Economist, fatores que afetam seus comportamentos a médio e longo prazo, um problema pouco estudado apesar de sua importância

clip_image002Apesar do sistema logístico ter o poder de alterar o quadro da competitividade de diversos produtos, ele não é estudado com o cuidado recomendado, pois existem muitos fatores que o afetam a médio e longo prazo.

 

Um gráfico que ilustra importante artigo publicado no The Economist, mostrando a queda recente das cargas

Leia o restante desse texto »


Estadão Sobre Ascensão e Queda da Classe Média

1 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo com base nos estudos efetuados pela Tendência Consultoria, ascensão para a classe C, outras observações., queda para a base da pirâmide

clip_image002Um artigo publicado por Márcia de Chiara e Anna Carolina Papp foi publicado no site do Estadão comentando um estudo efetuado pelo economista Adriano Pitoli, sócio da Tendência Consultoria, sobre a mobilidade da chamada classe C no Brasil.

Tabela incluída no estudo de Adriano Pitoli

Leia o restante desse texto »


Empresas Multinacionais de Origem Brasileira

30 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: ampliação das atividades das empresas brasileiras no exterior, motivos variados além das exportações., nova onda de expansão

clip_image002Um suplemento do jornal Valor Econômico sobre a ampliação dos investimentos de empresas brasileiras no exterior apresenta facetas interessantes que necessitam ser considerados por todos os empresários, com os devidos cuidados.

Ilustração constante da matéria publicada no suplemento do Valor Econômico

Leia o restante desse texto »


Extremo Oriente Com Pressa Para Livre Comércio

30 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: Coreia do Sul e Japão, entendimentos entre a China, ministros da área do comércio internacional, urgência para os acordos.

clip_image002Um artigo publicado pelo Nikkei Asian Review informa que os três países do Extremo Oriente revelaram uma disposição de estabelecer um acordo de livre comércio entre eles com a máxima urgência possível.

Ilustração com as três bandeiras dos países do Extremo Oriente, constante do artigo do Nikkei Asian Review

Leia o restante desse texto »


Desafios Como Motivações

30 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: como aproveitar a crise, inovações tecnológicas e eventos culturais, lições do passado.

clip_image002É natural que suplementos do Valor Econômico como os relacionados com as inovações para rupturas tecnológicas, ou o que é possível fazer com os eventos culturais nestes períodos de crise, quando o clima geral não é dos mais animadores e não se restringem somente ao Brasil, possam ser superados. Podemos buscar no passado brasileiro exemplos dos momentos mais criativos, quando o regime autoritário apresentava desafios a serem superados.

Capa do Suplemento Especial sobre Inovação

Leia o restante desse texto »


Suplemento Sobre o Estado de São Paulo

29 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: descentralização dentro do Estado, O Estado de São Paulo e sua importância, perigo do patrocínio oficial.

São Paulo é um Estado do tamanho de um país, com uma renda per capita em torno de US$ 9 mil, que é como dos países desenvolvidos. O jornal Valor Econômico publica um suplemento sobre esta mais importante unidade da Federação brasileira, que também apresenta seus problemas com o baixo crescimento da economia nacional.

Leia o restante desse texto »


Problemas Inflacionários ou Deflacionários

29 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: históricos longos, o caso da Suécia., países que tentam sair da deflação

Parece que ninguém está satisfeito com os problemas que enfrenta e, apesar do Brasil correr o risco de uma inflação alta, outras economias sofrem para sair da deflação, aparentemente ainda mais difícil de ser superada.

Leia o restante desse texto »


O Suplemento Setorial Embalagem do Valor Econômico

28 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: contínuos aperfeiçoamentos com novos materiais, cuidados com a sustentabilidade., soluções nos períodos de crise

clip_image002A maioria dos produtos que é oferecida aos consumidores nas lojas envolve embalagens que são um aspecto importante, tanto por ajudar a atrair clientes como a forma de conservação do que está sendo oferecido.

Capa do Valor Setorial Embalagem

Leia o restante desse texto »