3 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: carros chineses, empresas brasileiras, mercado brasileiro
O jornal O Estado de S.Paulo dá destaque aos artigos da jornalista Cleide Silva, “O desembarque chinês” e “A vez dos carros chineses no Brasil”, noticiando a importação de automóveis baratos produzidos na China, e o interesse das empresas chinesas se instalarem no Brasil no futuro.
São frequentes as informações de novas iniciativas de produtores chineses e hindus de carros de baixo custo, visando atender os seus mercados internos e de outros países emergentes. Mesmo as empresas tradicionais estão planejando carros populares, que seriam produzidos nestes países. O Brasil já contou com iniciativas semelhantes no passado, como a Vemag, Romi-Isetta, Gurgel, além da Volkwagen, Fiat etc.
Leia o restante desse texto »
29 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ajustamento às necessidades diferenciadas dos mercados, efeitos da competição
No mundo globalizado, as grandes empresas necessitam estar presentes em todas as regiões onde as demandas são expressivas, mas os produtos desenvolvidos para determinadas condições, que até agora eram dos países desenvolvidos, notadamente de regiões temperadas, precisam ser ajustados às condições específicas de cada mercado, como dos países tropicais.
Havia uma tendência dos grandes produtores acharem que o bom para os mercados de onde iniciaram suas operações poderia atender também os demais consumidores em todo o mundo. A agilidade das empresas, como as coreanas, está acelerando a revisão, obrigando a considerar as necessidades específicas dos mercados emergentes.
Leia o restante desse texto »
28 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: admiração japonesa, recursos humanos | 8 Comentários »
É importante observar que esta nota está no importante jornal japonês Nikkei, reconhecendo que o sucesso mundial da coreana Samsung decorre da importância que dá para a adequada preparação dos seus recursos humanos. No mundo globalizado, eles são adequadamente treinados para se enraizarem nos mercados externos, o que não tem se conseguido nas empresas japonesas.
A notícia enfatiza que a Samsung tem um plano de longo prazo, com metas estabelecidas para 2020, para alcançar vendas de US$ 400 bilhões. A peça central para tanto é o centro de preparação dos seus recursos humanos, localizado nas proximidades de Seul, que comporta até 4.000 pessoas diariamente. É uma das 13 unidades da Samsung para esta finalidade.
Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Samsung
Leia o restante desse texto »
27 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: corte de custos, criatividade, economia de escala, novas redes
As crises sempre obrigaram as empresas a procurarem alternativas para superar suas dificuldades. O jornal Nikkei relata muitos exemplos concretos de empresas que estão superando a crise, tomando medidas drásticas para recuperar os seus lucros. São centenas que estão voltando a atuar com criatividade, cortando os seus custos.
A confiança dos consumidores está voltando, e encontram empresas que se adaptaram, e dependem dos gastos dos seus consumidores, conseguindo resultados de dois dígitos. Vão desde varejistas de sapato, móveis e roupas casuais, todas catalogadas pelo jornal, e, portanto, que contam com expressão.
Leia o restante desse texto »
19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: alimentos saudáveis, competição internacional, potencialidades
A Folha de S.Paulo, no seu suplemento The New York Times de hoje, apresenta um artigo de Miki Tanikawa, “’Snacks’ do Japão tentam ganhar o mundo”, mostrando que as empresas japonesas de alimentos ainda são pequenas quando comparadas com a Kraf, Nestlé, Procter & Gamble e outras. Mas começam a dar os primeiros passos para o exterior, iniciando pela Ásia, pois o mercado japonês tem pouca potencialidade.
No Brasil, empresas como a Yakult e Ajinomoto já estão no mercado há décadas, ocupam seus nichos, mas não se mostram agressivas na conquista de novos espaços, apesar de contarem com boas imagens.
Leia o restante desse texto »
15 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: executivos estrangeiros
Quando o franco-brasileiro Carlos Ghosn assumiu a presidência da Nissan, como representante da Renault, o mundo empresarial japonês aguardava com grande expectativa quais seriam os resultados que ele conseguiria. A maioria apostava que, dadas as características das empresas japonesas, seria muito difícil que um ocidental pouco conhecedor das tradições empresariais nipônicas pudesse obter bons resultados.
Aos poucos, Carlos Ghosn tornou-se respeitado no Japão com o seu trabalho, abrindo caminho para a aceleração do uso de executivos estrangeiros, que era incipiente. Ele chegou à presidência da Renault francesa graças aos resultados obtidos no Japão e agora conseguiu uma associação da Renault-Nissan com a poderosa Daimler alemã.
Leia o restante desse texto »
12 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ampliação da atuação das empresas japonesas, investimentos no Oriente Médio e na América Latina | 2 Comentários »
O respeitável jornal econômico japonês Nikkei informa que muitas empresas japonesas ampliam suas atividades além da Ásia, inclusive no Oriente Médio e na América Latina. Entre elas, as que produzem brinquedos e outros materiais de uso diário. Ainda que muitas utilizem a China para produzir e embarcar os seus produtos para outras regiões, novas vão se ajustando a um mercado globalizado que sofre alterações.
Parece que os países emergentes conquistaram, definitivamente, um espaço na agenda das empresas japonesas, havendo casos concretos em que investimentos começam no México, ainda fazendo uso de produções que utilizam as vantagens da mão de obra mais barata da China. Bem como casos que visam o mercado de Israel.
Leia o restante desse texto »
9 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: esperanças brasileiras, lojas de conveniência, Seven Eleven
O importante jornal econômico Nikkei publica um interessante artigo sobre a cadeia de lojas de conveniência japonesa Seven-Eleven, que anuncia a sua pretensão de se tornar uma marca global. Já possui cerca de 37,5 mil lojas espalhadas em 16 países pelo mundo, sendo mais de 12,5 mil somente no Japão.
Nas Américas, já está presente nos Estados Unidos, no México e no Canadá com mais de oito mil lojas. Agora anuncia a disposição de ampliar sua rede por outros países. Por que não na América do Sul, ainda que sejam necessárias adaptações?
Leia o restante desse texto »
4 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Chieko Aoki, empresária reconhecida, eventos internacionais, presença marcante
Se existe uma empresária brasileira sempre lembrada entre as que mais se destacam nas atividades internacionais, inclusive nas seleções do respeitável jornal Valor Econômico, ela é Chieko Aoki, de origem japonesa, mas atuante na América do Sul, no Brasil, na Argentina e no Chile. Ela é a presidenta da cadeia de hotéis Blue Tree e outras empresas voltadas a eventos.
Ela recebe a todos com a fidalguia e elegância, principalmente nos eventos internacionais, reunindo personalidades estrangeiras e brasileiras, promovendo um importante relacionamento pessoal que facilitam intercâmbios entre empresários de diversos países. Destacam-se os sul-americanos com os asiáticos.
Shinya Koike e Chieko Aoki durante evento
Leia o restante desse texto »
3 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: arranjos internacionais, novas tecnologias
Grandes projetos com substanciais inovações tecnológicas estão estabelecendo novos arranjos internacionais, juntando as melhores habilidades tecnológicas e econômicas de empresas de várias origens. Os coreanos vêm se mostrando competitivos na construção naval já há muitas décadas.
Os franceses possuem boas tecnologias na área de gás, os ingleses estão associados com os holandeses na área do petróleo. Agora eles anunciam que se juntaram para projetos internacionais de grande envergadura, é o que consta do credenciado jornal japonês Nikkei.
Representação artística de uma planta FLNG
Leia o restante desse texto »