Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendências dos Automóveis na Exposição na China

25 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: ecológicos, econômicos, novos automóveis

Todos os produtores mundiais de automóveis estão participando maciçamente da exposição atual que está sendo realizada na China. Evidentemente, estão interessados numa fatia neste mercado que cresce a olhos vistos, mas acabam refletindo uma tendência que deve se observar no mercado mundial, visando os países emergentes, e os que estão ingressando como novos consumidores.

A China deve continuar a apresentar um crescimento no seu consumo de automóveis. Deve dominar, também, a produção de carros de baixos custos, mas as indústrias estão se preparando para lançar novos modelos em diversas partes do mundo.

carro_02 carro carro_01

Vice-Presidente da Toyota, Takeshi Uchiyamada; modelo elétrico e novo carro Geely inteligente híbrido. Montadoras apresentam suas apostas no Beijing Auto Show

Leia o restante desse texto »


Esforços Japoneses Para Gerar Energia Renovável

23 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: energia solar no Japão, incentivos fiscais

Há um crescente esforço em todas as partes do mundo para a geração de energia renovável, aproveitando as condições que possuem. No caso do Japão, que depende fortemente da energia importada, principalmente do petróleo que representa cerca de 50% de sua matriz energética, está-se estimulando a utilização da energia solar, mesmo nas residências.

Um artigo publicado no jornal Nikkei informa que isto provocou um surto, aumentando em 120% as residências que passaram a contar com equipamentos para aproveitamento da energia solar. Segundo uma pesquisa efetuada pela Fuji Keizai, esta tendência deverá continuar num ritmo forte, em torno de um crescimento de 150% a partir de 2009.

Matriz2008_GRAFICO

Leia o restante desse texto »


Colaboração Sino-Japonesa

23 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: entrevista do presidente, infraestrutura, Keidanren na China, patentes

fujio Uma missão do Keidanren – Federação das Organizações Econômicas do Japão planeja para maio próximo uma visita à China. Seu presidente, Fujio Mitarai, concedeu uma entrevista para o jornal econômico Nikkei explicando os objetivos da mesma.

O Keidanren pretende que a colaboração sino-japonesa seja contínua e planeja que estas reuniões bilaterais sejam anuais. Pretende oferecer a colaboração japonesa no atendimento das necessidades chinesas, com a tecnologia que possuem e capacidade de mobilização de recursos.

Leia o restante desse texto »


Coreia do Sul dá Prioridade ao FTA Com a China

20 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: Estados Unidos, FTA da Coreia com a China, japao

YONHAP NO-314 SHIK (AFP)

O jornal econômico coreano MK Business News anunciou que o presidente Lee Myung-bak colocou o FTA – Free Trade Agreement da Coreia do Sul com a China como a mais prioritária, ainda que os entendimentos com o Japão e os Estados Unidos estejam em andamento.

O presidente determinou ao seu Gabinete que a Coreia deve se concentrar no avanço deste entendimento com a China, ainda que existam alguns problemas relacionados aos produtos agrícolas.

Leia o restante desse texto »


“Snacks” do Japão no Brasil ?

19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: alimentos saudáveis, competição internacional, potencialidades

A Folha de S.Paulo, no seu suplemento The New York Times de hoje, apresenta um artigo de Miki Tanikawa, “’Snacks’ do Japão tentam ganhar o mundo”, mostrando que as empresas japonesas de alimentos ainda são pequenas quando comparadas com a Kraf, Nestlé, Procter & Gamble e outras. Mas começam a dar os primeiros passos para o exterior, iniciando pela Ásia, pois o mercado japonês tem pouca potencialidade.

No Brasil, empresas como a Yakult e Ajinomoto já estão no mercado há décadas, ocupam seus nichos, mas não se mostram agressivas na conquista de novos espaços, apesar de contarem com boas imagens.

Leia o restante desse texto »


Esforços Asiáticos Para Atuações Conjuntas

19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: China, Coreia e Japão, iniciativa da imprensa, reunião de antigos dirigentes

São crescentes os esforços efetuados pelos três principais países do Extremo Oriente, China, Coreia e Japão, para incrementar as atuações conjuntas. Por iniciativa dos principais jornais econômicos destes países, o japonês Nikkei, o chinês Xinhua News e o coreano Joong Ang Ilbo, ex-altos dirigentes se reuniram em Nara, antiga capital japonesa.

Entre os muitos assuntos discutidos, constataram que o intercâmbio entre estes países continuam aumentando, e medidas adicionais devem ser tomadas visando à integração crescente. O ex-vice-premier chinês Zeng Peiyan estimulou o trabalho conjunto para fortalecer a recuperação econômica da região após a recente crise.

Leia o restante desse texto »


Diferenças Nas Formas de Atuação dos Asiáticos

19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: diferenças nas formas de atuação, visitas de dirigentes asiáticos

Todos reconhecem que o Brasil passou a ser objeto de interesse de diversos países estrangeiros, com destaque para os asiáticos. As reuniões, como a dos BRIC, foram aproveitadas para concretizar alguns projetos chineses no Brasil, além das manifestações diplomáticas de algumas atuações conjuntas nos fóruns mundiais.

Nota-se, no entanto, que estas oportunidades estão sendo aproveitadas com estilos diferentes. Os chineses se mostraram mais agressivos e os hindus mais discretos, enquanto, paralelamente, os japoneses atuaram para consolidar muitos entendimentos que estão na pauta bilateral.

É o que o jornal Valor Econômico ressalta hoje, com matéria do jornalista Sergio Leo, “Com projetos bilionários, japoneses reagem ao avanço da China no Brasil”. Outro artigo tem o título “Entidades financeiras do Japão querem oferecer linhas de crédito para parcerias”.

Leia o restante desse texto »


Coreanos Ganham Espaço no Mercado Digital

16 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: coreanos no mercado, material para LCD, semicondutores

Os japoneses dominavam o mercado de painéis LCD, pois a Kuraray detinha 80% do mercado global de um tipo de filme necessário para a sua produção. No Japão, eram as indústrias químicas que produziam estes materiais, mas na Coreia são os fabricantes de equipamentos eletrônicos.

No próprio Japão, outras empresas gigantes de produtos químicos entraram no mercado para contestar, praticamente, o monopólio que era da Kuraray, como informa o jornal Nikkei.

lcd

Leia o restante desse texto »


Mudanças nas Empresas Japonesas

15 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: executivos estrangeiros

carlos ghosnQuando o franco-brasileiro Carlos Ghosn assumiu a presidência da Nissan, como representante da Renault, o mundo empresarial japonês aguardava com grande expectativa quais seriam os resultados que ele conseguiria. A maioria apostava que, dadas as características das empresas japonesas, seria muito difícil que um ocidental pouco conhecedor das tradições empresariais nipônicas pudesse obter bons resultados.

Aos poucos, Carlos Ghosn tornou-se respeitado no Japão com o seu trabalho, abrindo caminho para a aceleração do uso de executivos estrangeiros, que era incipiente. Ele chegou à presidência da Renault francesa graças aos resultados obtidos no Japão e agora conseguiu uma associação da Renault-Nissan com a poderosa Daimler alemã.

Leia o restante desse texto »


Empresas Japonesas Pensando Além da Ásia

12 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ampliação da atuação das empresas japonesas, investimentos no Oriente Médio e na América Latina | 2 Comentários »

O respeitável jornal econômico japonês Nikkei informa que muitas empresas japonesas ampliam suas atividades além da Ásia, inclusive no Oriente Médio e na América Latina. Entre elas, as que produzem brinquedos e outros materiais de uso diário. Ainda que muitas utilizem a China para produzir e embarcar os seus produtos para outras regiões, novas vão se ajustando a um mercado globalizado que sofre alterações.

Parece que os países emergentes conquistaram, definitivamente, um espaço na agenda das empresas japonesas, havendo casos concretos em que investimentos começam no México, ainda fazendo uso de produções que utilizam as vantagens da mão de obra mais barata da China. Bem como casos que visam o mercado de Israel.

Leia o restante desse texto »