9 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: esperanças brasileiras, lojas de conveniência, Seven Eleven
O importante jornal econômico Nikkei publica um interessante artigo sobre a cadeia de lojas de conveniência japonesa Seven-Eleven, que anuncia a sua pretensão de se tornar uma marca global. Já possui cerca de 37,5 mil lojas espalhadas em 16 países pelo mundo, sendo mais de 12,5 mil somente no Japão.
Nas Américas, já está presente nos Estados Unidos, no México e no Canadá com mais de oito mil lojas. Agora anuncia a disposição de ampliar sua rede por outros países. Por que não na América do Sul, ainda que sejam necessárias adaptações?
Leia o restante desse texto »
8 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: acordos, potencialidades, visita importante
Luiz Inácio Lula da Silva é recebido por Hu Jintao durante sua visita à China em 19 de maio de 2009 Foto de Pool / Getty Images AsiaPac
A visita do presidente da China, Hu Jintao, ao Brasil é reconhecida como de importância máxima, tanto pelo papel que aquele país tem hoje no cenário internacional como pelo rápido desenvolvimento que vem registrando nos últimos anos. Passou a ser a economia mais influente na recuperação mundial e a maior parceira das principais economias de todo o universo, inclusive do Brasil.
Ainda que os acordos bilaterais não estabeleçam metas, os mecanismos de acompanhamento que serão instituídos prometem um forte intercâmbio comercial, como de investimentos e até tecnológicos. Mas é preciso que se tenha consciência de que se trata de um país de tradição de muitos milênios, com uma das culturas comerciais mais apuradas, onde todo o seu peso é plenamente utilizado na defesa dos seus interesses. Enquanto a história brasileira é muito recente quando comparada a deles.
Leia o restante desse texto »
8 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: aspirações dos países do sudeste asiático, G20
Os países do sudeste asiático, que constituem o chamado ASEAN, têm como membros países tão diferentes como Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Por estarem cercados por outros gigantes como a China, Índia e Japão, procuram superar as suas diversidades para atingir objetivos comuns.
No seu conjunto, apresentam uma população expressiva, pois a Indonésia, por exemplo, tem muitos habitantes. E o seu poder econômico não é desprezível, por causa de países como Cingapura e Brunei.
Leia o restante desse texto »
6 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: experiência japonesa
Um importante workshop sobre o controle de enchentes foi realizado em São Paulo pelo governo japonês. Foi uma promoção do seu Consulado Geral, Ministério de Solo, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão e a JICA – Agência de Cooperação Internacional daquele país, com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura da Capital.
Três especialistas vindos do Japão apresentaram suas experiências, que foram debatidas com autoridades e técnicos brasileiros. O senhor Eiji Otsuki, diretor do International Water Management Cooperation, River Bureau, Ministry of Land, Infraestructure, Transport and Tourism do Japão, fez uma brilhante exposição sobre “Floor Risk Management in Japan”.
Leia o restante desse texto »
5 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: após a crise mundial, aprendendo a conviver, mundo em transformação
Todos os países estão procurando se adaptar ao novo mundo globalizado, posterior à crise que abalou a todos. Os anos exuberantes já são coisas do passado, e vamos procurando o papel que vamos desempenhar neste novo cenário. Os Estados Unidos já não gozam do prestígio que os levavam ao papel de “polícia” do mundo, intervindo onde ocorresse um problema, utilizando o FMI e o Banco Mundial.
Com o que aconteceu na Grécia, a Comunidade Europeia teve que tomar medidas de envergadura para que a crise não se alastrasse pelos países mais endividados, cujos fundamentos econômicos ainda não permitem conviver numa comunidade cuja moeda tende a ser única.
Leia o restante desse texto »
4 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Chieko Aoki, empresária reconhecida, eventos internacionais, presença marcante
Se existe uma empresária brasileira sempre lembrada entre as que mais se destacam nas atividades internacionais, inclusive nas seleções do respeitável jornal Valor Econômico, ela é Chieko Aoki, de origem japonesa, mas atuante na América do Sul, no Brasil, na Argentina e no Chile. Ela é a presidenta da cadeia de hotéis Blue Tree e outras empresas voltadas a eventos.
Ela recebe a todos com a fidalguia e elegância, principalmente nos eventos internacionais, reunindo personalidades estrangeiras e brasileiras, promovendo um importante relacionamento pessoal que facilitam intercâmbios entre empresários de diversos países. Destacam-se os sul-americanos com os asiáticos.
Shinya Koike e Chieko Aoki durante evento
Leia o restante desse texto »
3 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: arranjos internacionais, novas tecnologias
Grandes projetos com substanciais inovações tecnológicas estão estabelecendo novos arranjos internacionais, juntando as melhores habilidades tecnológicas e econômicas de empresas de várias origens. Os coreanos vêm se mostrando competitivos na construção naval já há muitas décadas.
Os franceses possuem boas tecnologias na área de gás, os ingleses estão associados com os holandeses na área do petróleo. Agora eles anunciam que se juntaram para projetos internacionais de grande envergadura, é o que consta do credenciado jornal japonês Nikkei.
Representação artística de uma planta FLNG
Leia o restante desse texto »
2 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: lojas de conveniência, produtos orgânicos
Na Ásia, as lojas de conveniência parecem ser a forma mais adequada de comercialização no varejo. Como o espaço é vital, as residências são pequenas, existe o costume do abastecimento quase diário, e agora estas organizações que costumam ter cadeias de lojas, muitas nas formas de “franchise”, costumam operar 24 horas, somente com um encarregado.
Até no Brasil, onde o espaço não é tão crucial, nota-se a multiplicação destes estabelecimentos, havendo uma tendência para supermercados locais, que atendem as conveniências dos moradores vizinhos.
Leia o restante desse texto »
31 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: aparelhos voltados para a terceira idade, pensando nos consumidores, toques nas telas
Executivo da Samsung, J. K. Shin mostra o Galaxy S (foto: Steve Marcus/Reuter) e o novo Evo 4G, da HTC
É impressionante como muitos produtores pouco pensam nos consumidores e suas limitações. Há um caso famoso no Japão onde um importante produtor de celulares sempre presenteava o seu pai com os mais avançados modelos, que o progenitor guardava na gaveta.
Um dia perguntou o que ele precisava. O velho pai respondeu: filho só preciso de um simples celular que receba ligações e que eu possa fazê-las. Este produtor fez um modelo muito simples, somente com estas funções, que só num mês vendeu mais de 2 milhões de unidades.
Leia o restante desse texto »
31 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: China, japao, lojas de conveniência, outros países, Taiwan | 2 Comentários »
As lojas de conveniência no Japão já parecem uma praga. Em qualquer quarteirão encontra-se uma ou duas, das mais variadas redes. O jornal Nikkei anuncia que a rede japonesa FamilyMart, com sua subsidiária de Taiwan, adquiriu 85% da empresa taiwanesa Accudata Research Institute para montar um sistema de informações para suas lojas de conveniência.
O seu presidente Junji Ueda expressou que vai expandir seus negócios no exterior, pois o mercado japonês já está saturado com 45 mil lojas. A China é o foco principal.
Leia o restante desse texto »