23 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: controvérsias sobre as condições para aquisições de terras rurais, posições em debate | 2 Comentários »
Um artigo publicado por Ivandro Ristum Trevelim no jornal Valor Econômico de hoje refere-se à incerteza jurídica que existiria sobre o assunto, diante da interpretação dada pela AGU – Advocacia Geral da União, aprovada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2010, que tem a força de uma legislação. Ela entende que a aquisição de terras rurais por estrangeiros ou empresas controladas pelos estrangeiros necessitam de aprovação do governo, além de respeitar um máximo por município, que teria que ser acompanhada pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, organismo do qual fui presidente por longos seis anos, já no passado remoto.
Alguns entendem que se trata de um entrave para investimentos de estrangeiros no agronegócio brasileiro, e seria conveniente que fosse esclarecido por uma decisão em nível mais elevado, como o STF – Supremo Tribunal Federal, ou por uma legislação específica, pois em 1997 houve uma interpretação pela mesma AGU que haveria uma isonomia de tratamento entre empresa brasileira e estrangeira, como proposto pela Emenda Constitucional número 6. Esta dúvida não existia no passado, e estava claro que a aquisição de terras rurais por estrangeiros dependia da aprovação do presidente da República, e exame do INCRA sobre a quantidade de terras dos estrangeiros em cada município.
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22 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: materiais adequados, ofertas de confecções ajustadas às necessidades individuais, uso de resinas
São frequentes as notícias veiculadas na imprensa japonesa, como no caso do prestigioso jornal econômico Nikkei, que a indústria de confecções efetua estudos técnicos visando o fornecimento de roupas adequadas às necessidades dos consumidores. Já noticiamos neste site que neste verão japonês, que tem sido rigoroso, além da adoção da linha chamada de super cool biz, algumas empresas ofereceram roupas confeccionadas com tecidos especiais, que, contendo uma resina, podem facilitar a redução sensível da temperatura quando, por economia de energia, o ar-condicionado está regulado para graus elevados.
Hoje, o mesmo jornal Nikkei informa que a empresa Goldwin está vendendo algumas roupas de baixo que reduzem as calorias pelo simples ato de usá-las, no chamado “MXP Calorie Shaper Pants” por menos de US$ 40. A tecnologia utilizada é uma evolução das roupas de exercício feminino da linha Danskin, e informa-se que uma pessoa de 65 quilos se movimentar durante uma hora e meia no dia utilizando este novo produto, ela perde 210 calorias a mais durante uma semana, que não é muito.
Takeshi Yamamoto, do departamento de marketing da Goldwin
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19 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: artigo de Yao Yang, difíceis soluções, Project Syndicate, Valor Econômico
Os problemas que estão sendo enfrentados pelo mundo são de grandes dimensões, complexidade ímpar, e não apresentam perspectivas de fáceis soluções ainda que haja disposições das autoridades de todo o mundo. Os Estados Unidos conseguiram o aumento do teto do endividamento e a Comunidade Europeia está dando assistências aos países membros mais endividados, mas suas dificuldades se propagaram por todo o universo, afetando tanto os gigantes asiáticos, como a China, a Índia e o Japão, quanto países emergentes como o Brasil.
Os grandes credores dos Estados Unidos, como a China, possuem ativos de mais de US$ 3,2 trilhões em dólares norte-americanos, sendo mais de US$ 1,1 trilhão em bônus do Tesouro dos Estados Unidos. O Brasil também está com o grosso de suas reservas internacionais em dólares e títulos do governo americano. A política norte-americana de aumentar a oferta de dólares em todo o mundo elevou o fluxo financeiro internacional, provocando a exagerada valorização de muitas moedas, inclusive o real. Estes complexos assuntos estão sendo abordados no artigo de Yao Yang, que é diretor do Centro para a Reforma Econômica da China da Universidade de Pequim, publicado pelo Project Syndicate e reproduzido pelo Valor Econômico de hoje.
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19 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: a arte de Sadaharu Ishiwari em amezaiku, bicicleta de madeira de Sueshiro Sano, yukata de Rumi Shibasaki | 2 Comentários »
Quando se denomina artesanato no Japão, trata-se de produtos extremamente valorizados, verdadeiras artes que são produzidas pelos artesãs do qual se pode dispor de poucos exemplares. Tem um sentido diferente do artesanato no Brasil, que não é considerado uma arte de elevado padrão, por ser repetitivo e de produção popular, lamentavelmente pouco valorizado. Na revista eletrônica Highlighting Japan, de agosto de 2011, encontram-se artigos que dão uma noção da importância da produção destes artesãos, com seus trabalhos maravilhosos.
Sadaharu Ishiwari produz amezaiku, confeitos que vêm desde o período Heian (794-1192) e estão no Tempozan Market Place em Osaka, que encantam as crianças e adultos com as criações coloridas. Em cerca de um minuto, ele atende ao pedido de uma criança que pede um na forma do tricerotops, um dinossauro. Sua arte reconhecida internacionalmente já foi apresentada na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e no Oriente Médio. E mesmo no Fórum de Davos, como parte da Noite do Japão.
No intenso verão japonês, muitos usam os informais yukata, que são kimonos simplificados, de algodão, que também foi criado no período Heian (794-1192) para uso da aristocracia, e se tornou popular no período Edo (1603-1867). Rumi Shibasaki cria padronagens de tecidos inspirados no passado, com desenhos que reportam ao ukiyo-e, como os de Utagawa Kuniyoshi. São usados tanto pelos homens como pelas mulheres, principalmente quando se encontram descontraídos em suas residências. Mas podem ser também utilizados nas muitas termas apreciadas pelos japoneses.
Sueshiro Sano produz de madeiras nobres, como o mogno, quase tudo que é necessário para uma bicicleta, lá em Kiba em Tóquio. Ele usa as técnicas da produção secular de navios. Seu trabalho já foi apresentado na Eurobike, a maior feita europeia de bicicletas. O seu modelo mais leve pesa somente 7,2 quilos. Também foi apresentado no Vitoria & Albert Museum em Londres.
18 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Kikuchi Hojudo, multiplicação destas instituições, o Museu de Arte de Aomori, produções de chaleiras japonesas | 2 Comentários »
Nos artigos publicados no Highlighting Japan de agosto deste ano existem alguns preciosos que destacam aspectos importantes de sua longa tradição cultural. Um, de autoria de Gavin Blair, se refere às produções de tradicionais chaleiras de ferro que são centenárias em Kikuchi Hojudo, na província de Yamagata. Noriyasu Kikuchi, o atual presidente é da 15ª geração da família que conduz estes negócios. Isto é comum também em muitas produções de cerâmicas de diversos estilos.
Velhos documentos escritos informam que Kiheiji Kikuchi iniciou a companhia em 1604. O grupo Kikuchi tornou-se famoso produzindo castiçais e outros itens de ferro para os templos. Ele passou a produzir chaleiras e recipientes para saquê. Estes objetos não revelam quanto ainda restam dos líquidos, tornando-os mais deliciosos.
Hoje, no mundo globalizado, seus produtos são colocados em diversos mercados externos. Ele se inspira na filosofia dos samurais e do Zen na produção destes utensílios, de forma semelhante ao do katana, as espadas destes guerreiros. Peças destes produtores encontram-se também no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Num outro artigo, Julian Ryall refere-se ao Museu de Arte de Aomori. Nele, destaca-se um colossal painel de Marc Chagall criado em 1942, que conta com assentos adequados para a sua contemplação. Existem outras dependências onde são apresentadas instalações de Yoshitomo Nara. Existe também um criativo espaço para um jardim onde estão expostas grandes obras, esculturas destinadas para o exterior.
Trabalhos de consagrados artistas estrangeiros, como os de Paul Klee, Henri Matisse e Pablo Picasso, também estão expostos. A riqueza cultural do Japão fez com que muitas das suas importantes cidades, e mesmo as mais longínquas, possuam museus desta qualidade, para surpresa dos visitantes. Acabam sendo marcos para orgulho dos seus habitantes, e locais obrigatórios para os turistas que não esperam tanta modernidade até nas áreas mais tradicionais do Japão.
18 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: artigo no China Daily, consequências para o mundo, ponto de vista de um empresário norte-americano
Muitas pessoas nos Estados Unidos atribuem à China parte substancial das dificuldades por que passam, pois muitas das importações de produtos chineses eliminam empregos norte-americanos, e são estimulados por um câmbio extremamente desvalorizado do yuan. Para mostrar que o desenvolvimento chinês é importante também para os Estados Unidos, como para o resto do mundo, o jornal China Daily publica um artigo do empresário norte-americano Handol Jones, que mantém suas atividades no Vale do Silício, na Califórnia.
Entre outras coisas, o artigo menciona que a continuidade de uma economia chinesa forte é de interesse dos Estados Unidos, ainda que não seja uma garantia para a sua recuperação. Ele menciona muitas das reclamações de desemprego dos norte-americanos, mas que isto estaria evitando o problema real dos Estados Unidos construírem a sua própria economia. As causas principais seriam o enfraquecimento do dólar norte-americano que reduziu a capacidade de compra no país, sendo natural que o yuan venha aumentando o seu valor com a evolução da economia chinesa, tornando seus produtos mais caros para os consumidores norte- americanos.
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18 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: bebida contendo açaí, energético, inovações constantes | 4 Comentários »
Os japoneses são grandes consumidores de bebidas energéticas e outras baseadas no chá verde que apresentam qualidades que poderiam ajudar na saúde, como noticiamos neste site. Agora, consta no twitter da Silva Kikuchi, jornalista brasileira que trabalha em Tóquio e é bem informada, que a Asahi Soft Drinks está lançando uma bebida de frutas com base no açaí do Brasil, que a torna rica em polifenol e vitamina C. Todos sabem que o açaí tornou-se um produto largamente consumido em todo o mundo por aqueles que necessitam de energia, entre eles os que praticam vários esportes. Espera-se que este novo suco contenha uma quantidade razoável de açaí que é fornecida pelo Brasil, que parece estar sendo apresentada de forma atrativa.
17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: catechins, consumo de bebidas no Japão, Ito En, para diversas finalidades | 2 Comentários »
Se existe um povo que consome chás nas suas mais variadas formas é o japonês. O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticiou hoje que a empresa Ito En vai lançar no próximo dia 5 de setembro um novo chá que recebe o nome de Catechins, que é o principal componente do chá verde, e destinado para ajudar na redução do colesterol e gorduras no corpo humano.
Os japoneses encontram bebidas de diversos tipos nas vending machines espalhados pelas cidades. Alguns alegam ter poderes revigorantes como os muitos que contêm gingzen, outros que prometem vigor sexual, outros que facilitam a digestão, que são consumidos em grandes volumes, apesar das dúvidas sobre seus verdadeiros efeitos. Tudo indica que seus fabricantes são empresas responsáveis, e os produtos não devem fazer mal, mas eles não podem ser confundidos com remédios, pois são vendidos livremente sem nenhuma recomendação médica.
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17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: comparações com o Brasil, iniciativas empresarias japonesas na Ásia, notícias no Nikkei
Muitos no Brasil se surpreendem com o recente interesse dos japoneses pelo país, que é sempre interessante para ambos os países, mas não se dão conta que eles estão procurando intensamente os seus vizinhos asiáticos, como é natural. Diante das dificuldades que encontram no mercado interno, suas expansões ocorrem no exterior, começando pelas regiões mais próximas. Para dar uma noção destas movimentações, tomamos como exemplo as principais notícias divulgadas somente hoje no jornal econômico Nikkei, que mostram o volume destas iniciativas.
No setor relacionado com a China, informam que a trading japonesa Sojitz e a Ube Material Industries investem na Sunland chinesa para aumentar em 150% a produção de calcários, vitais para as indústrias de produtos siderúrgicos e papel. A japonesa Lixil que trabalha com produtos para banheiros, cozinhas e outros para residências está providenciando para dobrar suas vendas na China.
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17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: assuntos de interesse, Highlighting Japan, revista online do governo japonês
O governo japonês está divulgando na revista online, Highlightin Japan, em inglês e japonês, aspectos relevantes sobre aquele país, com uma grande qualidade na sua apresentação. Neste mês de agosto, por exemplo, incluem matérias sobre os designs criativos utilizados pelos artistas e fabricantes, tendo como título “The Colors of Cool”, artigo ilustrado com fotos de elevada qualidade. Num outro artigo refere-se ao uso do yukata, tradicional kimono de verão, mais leve e informal, tanto usado pelas mulheres como pelos homens, principalmente quando em casa.
As campeãs mundiais de futebol feminino, as nadeshikos, como são conhecidas, as flores persistentes e graciosas, também mereceram uma cobertura. Os japoneses que são tradicionais consumidores de chá utilizam chaleiras que são feitas por séculos em uma escola de artistas, que leva o nome de Kikuchi Hojudo. O Museu de Arte de Aomori mereceu uma reportagem.
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