10 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: Brasil, China, Índia, mudanças em processamento | 4 Comentários »
É natural que os empresários de todo o mundo estejam atentos às mudanças das demandas que estão ocorrendo, notadamente nos países emergentes. Novos segmentos da população estão passando a figurar como consumidores, e as empresas procuram formas e produtos para atender esta demanda em todo o mundo globalizado.
Da China, vêm informações que grandes produtores mundiais de produtos alimentícios, principalmente, estão procurando colocar os seus produtos com embalagens e conteúdos adaptados às preferências locais no varejo. Da Índia, onde a participação de cadeias estrangeiras era insignificante, organizações multinacionais procuram formas de participar deste mercado. No Brasil, além do que já existiam nas grandes cadeias, muitas delas controladas por estrangeiros, aparecem pequenos mercados locais que procuram, com maior agilidade, atender as novas demandas que crescem.
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8 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Destaque, Empresas | Tags: competição em eletrônicos, foco nos setores relacionados com o meio ambiente
Outra matéria do jornal econômico Nikkei informa que a japonesa Panasonic diante da Samsung coreana está com as vendas de televisões de tela plana pela metade. E os lucros ficam na faixa de um sexto. Diante deste fato, a Panasonic, como uma forma de reação, está focando nos produtores que sejam amigos do meio ambiente, onde possuem melhor poder de competição.
Assim, seus projetos estão se voltando para a os equipamentos que usam baterias elétricas, com o uso de “lithium íon”. Ou células de captação de energias solares.
Pode-se acrescentar que, como a América do Sul dispõe de reservas de lítio, a concorrência na área está aumentando. Correm notícias que a Panasonic, que hoje detém também o controle da Sanyo, no conjunto é altamente competitiva nestas baterias. Estaria se cogitando da instalação de uma unidade industrial no Brasil para esta finalidade muito brevemente.
8 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: eletrônicos coreanos no Japão, jornal japonês Nikkei, verdadeira campanha | 2 Comentários »
A insistência do principal jornal econômico japonês Nikkei noticiar sobre avanços da indústria coreana dá a nítida impressão de que se trata de uma campanha para provocar uma reação da indústria japonesa. Hoje, uma matéria refere-se aos planos da LG entrar no mercado japonês de telas planas até o final deste ano.
Segundo o jornal, a LG Eletrônica, que compete com a líder mundial coreana Samsung no setor, efetua suas pesquisas para lançar no Japão telas planas LCD para televisores. Já tinham feito tentativa semelhante, mas sofreram a reação das indústrias locais melhor estabelecidas. Agora em outros segmentos, pois já ingressaram nos monitores de computadores e máquinas de lavar nos últimos anos.
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7 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: Expo Xangai 2010, grandes eventos, inflexão para o mercado interno, uma apreciação japonesa
Alguns países vêm conseguindo que determinados eventos internacionais sejam aproveitados para provocar verdadeiros pontos de inflexão nas suas tendências passadas. O escritor japonês Toru Shimoharaguchi publicou no jornal Nikkei um importante artigo dando sua interpretação do que pode significar a Expo Xangai 2010.
Segundo ele, a China está utilizando este evento para mostrar ao mundo o crescimento econômico que conseguiu catalisar a mudança de sua economia para usar mais intensamente o seu mercado interno. A conclusão do metrô número 10 de Xangai completou a décima terceira linha, somando 420 quilômetros, a segunda depois de Londres. O que os ingleses levaram 147 anos, Xangai fez em apenas 18 anos.
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7 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: asiáticos, fragmentação política, Inglaterra, sul-americanos
Com toda a evolução das comunicações que se acelera em todo o mundo, aumentam os sinais que a estabilidade política desejável é coisa cada vez mais rara em muitos países. O exemplo da recente eleição na Inglaterra, com longa tradição democrática, mostra que as diversas aspirações existentes nas populações já não podem ser contidas em poucos partidos, que constituem o núcleo do poder decorrente das urnas.
No Japão, nota-se uma verdadeira pulverização política, com a constante criação de novos partidos, com o prestígio do governo cada vez mais baixo. É verdade que, mesmo nos países supostamente bipartidários, presidencialista, como nos Estados Unidos, facções que representam um amplo espectro de tendências estão artificialmente conglomerados numa sigla, perdendo o sentido que se dava no passado de: esquerda e direita, de conservadores e liberais, de governo e oposição etc.
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6 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: concorrência, interna e externa, mecanismos para garanti-la
Poucos duvidam que a concorrência seja um sistema adequado para proporcionar as melhores condições para os consumidores, forçando os fornecedores a aperfeiçoamentos. A maioria dos países estabelece mecanismos para garantir que elas subsistam, evitando a formação de monopólios (só um fornecedor), duopólios (dois fornecedores), oligopólios (poucos fornecedores) e também os seus correspondentes da parte dos compradores, monopsônio, duopsônio etc. e outras expressões do “economês”. Existem alguns poucos casos em que o monopólio é uma necessidade técnica.
Sem pretensões professorais, existem muitas condições para que tal concorrência proporcione as suas vantagens, pois em economia existem vantagens de escala (tamanho) ou aglomeração (junção de muitas atividades), que tendem a fundir empresas. Além disso, as economias costumam ser datadas, ou seja, os que chegam primeiro conseguem vantagens que dificultam novos que se apresentam no mercado. Isto acontece tanto com as empresas como com os países.
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3 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: credibilidade, limitações, profundidade, Valor Econômico
Todos que pretendem acompanhar os acontecimentos relevantes no mundo, independentemente das rápidas notícias que chegam por todos os meios eletrônicos desenvolvidos recentemente, necessitam de leituras dos artigos de maior profundidade que estimulem reflexões e análises, além de permitir a compreensão do contexto em as coisas ocorrem.
O Valor Econômico, que completou 10 anos de árduos trabalhos, preencheu um vazio existente no Brasil. Diferenciado dos demais órgãos de comunicação de massa, proporciona a todos os leitores conscientes informações de qualidade provenientes do exterior, como os gerados internamente. Contando com um quadro invejável de profissionais, utiliza analistas experimentados em suas colunas, que proporcionam diferentes prismas pelos quais muitos fatos podem ser vistos.
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1 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: aspirações igualitárias, distribuição de renda | 2 Comentários »
Em que pesem todas as disparidades existentes, a humanidade sempre aspirou por um mínimo de igualdade entre os seres humanos, objetivo pouco alcançado. Agora, os países asiáticos, depois de recuperados das dificuldades econômicas que afetaram a todos, voltam a concentrar suas atenções para o assunto.
É verdade que os processos de crescimento rápido têm sido acompanhados da piora de distribuição de renda. Os mais ágeis se apropriam de uma parcela maior de tudo que é gerado pelo trabalho coletivo, enquanto a massa dos menos qualificados acaba, mesmo com a melhoria do seu padrão de vida, ficando a uma distância maior dos privilegiados.
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1 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: avanços tecnológicos, on time
Com a exagerada ênfase dada pelos meios de comunicação aos fabulosos ganhos obtidos por algumas empresas ou pessoas, com inovações na área da microeletrônica e telecomunicações, muitos ficam com a impressão que grandes resultados podem ser obtidos “on time”. Parece conveniente que as coisas sejam colocadas nas devidas proporções, não transformando as exceções em regras.
Não há dúvida que avanços substanciais foram obtidos desde os desenvolvimentos dos primeiros trabalhos no Vale do Silício, provocando uma verdadeira revolução em todo o mundo. Mas é preciso ter a consciência que isto decorreu de muito e persistente trabalho, com muita criatividade.
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30 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: Belo Monte, competição entre fornecedores, trem rápido
Se existe uma vantagem na acirrada concorrência que se processa no mundo globalizado é que ela ajuda a baixar os custos, melhorar a qualidade e os financiamentos. Como noticia hoje a jornalista Josette Goulart, do Valor Econômico, além dos fornecedores tradicionais de equipamentos pesados, outros novos entraram no mercado, com o firme suporte das autoridades dos seus países de origem. Alguns deixaram de ser competitivos, como eram no passado, e precisam de arranjos criativos para voltar ao mercado.
Não se trata somente de Belo Monte, mas dos grandes projetos brasileiros. Como o trem rápido, pré-sal, reaparelhamento dos portos, melhoria da malha rodoviária, saneamento, energias alternativas etc. A maioria dos potenciais fornecedores está necessitando garantir encomendas para os seus arrojados programas de expansão. E pressionam as autoridades dos seus países para proporcionarem condições para melhorar suas competitividades.
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