Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promoção de Carne Bovina no Japão

6 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: 50, a cara carne bovina no Japão em promoção, all you can eat por cerca de US$ 2, dia 9 de fevereiro, restaurantes de Tóquio e Osaka

clip_image002Como é sabido, a carne bovina de ótima qualidade, um pouco gordurosa para a preferência dos brasileiros, é muito cara no Japão. Mas no dia 9 de fevereiro costuma haver uma promoção por preço modestíssimo, na forma do all you can eat.

Foto dos tipos de carne bovina usual no Japão, de preço elevado, que costuma ser oferecido em alguns restaurantes de Tóquio e Osaka a preços modestíssimos como uma promoção especial. Foto constante no artigo publicado no Japan Today

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O Macarrão Sobá Com Alga Wakame

27 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: aproveitamento do que há de melhor em cada região, minerais que enriquecem o wakame, o sobá com alga wakame de Aomori

clip_image002Uma característica marcante de cada região japonesa é o aproveitamento para a culinária do que existe de melhor no local, como na província de Aomori, junto ao Mar do Japão.

 

Macarrão sobá com alga wakame que contém o mínimo de caloria, na foto publicada no The Yomiuri Shimbun

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Queijos Maturados de Minas Gerais

12 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: ajuda da Universidade Federal de Lavras e da Sebrae, diferentes tipos de queijos maturados, divulgação no Paladar do Estadão, mercado que comporta diferentes variedades

clip_image002Um rico conjunto de fatores está contribuindo para que o queijo produzido no Brasil tenha uma ampla variedade, começando pelos produtores com algumas assistências técnicas e uma ampliação dos consumidores que procuram lojas especializadas.

Foto do novo queijo do Serro, constante do artigo publicado no suplemento Paladar do Estado, que vale a pena ser lido na sua íntegra

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Sofistica-se o Consumo de Chá de Qualidade no Mundo

8 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: artigo publicado no The Asahi Shimbun, consumos variados de chá, misturas que acabam dando sabores de vinhos

clip_image002Ainda que venha experimentando chás de diversos tipos mundo afora, surpreende-me a notícia que estão tentando dar a eles sabores semelhantes aos vinhos.

Yasumasa Nemoto, presidente do Y’s Tea, serve um chá que propicia sabores de vinho, na foto publicada no The Asahi Shimbun

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Azeites de Oliva nos Supermercados Paulistanos

17 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: consumo em alta no mercado, extra virgens saudáveis para a saúde, falta de informações básicas

Ainda que os brasileiros estejam consumindo azeites extra virgens de oliva, assunto tratado no suplemento Paladar do Estadão, observa-se que uma informação básica não consta da importante reportagem.

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Ilustração constante da reportagem no Paladar do Estadão

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Tentativas de Obtenção das Melhores Bebidas do Café

16 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: ampliações dos tipos de café disponíveis, os conhecimentos dos antigos provadores de café, preferências dos consumidores

imageCom a sofisticação do atual mercado de café, a bebida mais consumida em todo o mundo, nada mais natural que surgissem tecnologias para conseguir as melhores bebidas, mas deve-se considerar que existem preferências dos consumidores tão amplas como ocorre com os vinhos.

Muitas formas pelas quais o café está sendo consumido no mundo

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Terceira Onda de Cafés da Starbucks

14 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: artigo publicado no Asahi Shimbun, novos estabelecimentos em diversas partes do mundo, os clientes poderão observar a preparação de cafés finos desde as suas torrefações

clip_image002O consumo de cafés no mundo está se tornando cada vez mais sofisticados e a Starbucks, pioneira nas grandes redes mundiais, inova nos seus novos estabelecimentos para atrair clientes sofisticados.

Foto da nova Starbucks Reserve Roastery, em Seattle, publicada no The Asahi Shimbun

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Os Cozidos na Gastronomia Japonesa

14 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: desde a Era Jomon (antes de 200 AC), mais de 100 variedades de cozidos no Japão para o inverno, possível de ser encontrado em São Paulo no restaurante Ban

clip_image002Nas noites frias de São Paulo podem ser encontrados alguns cozidos japoneses, como no restaurante Ban, no bairro da Liberdade. Uma notícia publicada no jornal Japan Today informa que são conhecidos deste a Era Jomon (antes de 200 AC), havendo ainda hoje cerca de 100 diferentes no Japão.

Foto de um cozido oferecido no Kifu no Sato, tradicional pousada da região de Chugoku

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O Sucesso dos Restaurantes Japoneses em Nova Iorque

8 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: agora o udon entra em moda, começaram com sushi e sashimi, evoluíram para yakiniku, parece ser a hospitalidade e a leveza dos alimentos, por que diversos restaurantes japoneses fazem sucesso em Nova Iorque

clip_image002Um artigo de Fran Kuzui foi publicado no site do Nikkei Asian Review sobre a inauguração de um restaurante da cadeia japonesa TsuruTonTan na proximidade do conhecido Union Square em Nova Iorque, conhecido como Middle Town. Mas difere muito do restaurante que faz sucesso em Tóquio na região de Roppongi, ainda que a fila antes da abertura do estabelecimento no fim da tarde seja similar. Serve saquê de qualidade bem como um petisco para acompanhar bebidas feito a partir do ouriço (uni), o que não é usual no Japão nos restaurantes que servem o udon, macarrão de trigo dentro de um molho com variados ingredientes. (Foto da fila que se forma antes das 17h quando o restaurante abre em Nova Iorque, publicado no artigo do Nikkei Asian Review).

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Divulgação Mais Intensa dos Produtos da Korin

7 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: ampla divulgação dos selos de conformidade, produtos naturais e orgânicos, seria interessante que chegassem a preços mais populares | 2 Comentários »

Os produtores ligados à marca Korin procuram informar os selos que seus produtos possuem, mostrando que, além de naturais e orgânicos, também se preocupam com o bem-estar dos animais, os livres de antibióticos, sustentáveis e contam com produções familiares, que utilizam mais recursos humanos.

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Linha de produtos da Korin, inclusive industrializados, como de carnes bovinas, para competir com outros fornecedores de produtos de alta qualidade e preços mais elevados

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