Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diferenças nos Hábitos Alimentares

29 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, webtown | Tags: coluna meu japão, Karina Almeida, notícias no WebTown

Consta no site WebTown, voltada com prioridade à comunidade dos brasileiros residentes no Japão, uma referência sobre uma notícia veiculada na coluna meu japão de Karina Almeida, de O Tempo online. Ela reporta uma experiência que teve ao ser convidada por um japonês para o que denominou “churrasco japonês na varanda” do seu apartamento. Para a melhor compreensão da notícia, é preciso informar que muitos brasileiros residentes no Japão são criticados pelos seus vizinhos japoneses quando efetuam “churrascos” em suas varandas, por espalhar um odor característico da queima de gorduras.

Na realidade, os japoneses grelham muitos alimentos com brasas, como peixes e produtos do mar que têm odores diferenciados e que genericamente são chamados yakimono. Muitos legumes também, mas há diferenças nos temperos utilizando que provocam odores que podem ser estranhos para os brasileiros, pois muitos levam molhos de soja fermentada, como os missô ou shoyu. Os japoneses adaptaram culinárias como as coreanas, inspiradas no que chamam de Gengis Khan, que levam alhos e pimentas que não eram utilizadas Japão, mas que recentemente passaram a ser habituais, por serem adequadas para uma cervejada. Sempre é de bom tom no Japão procurar não incomodar os seus vizinhos, com estes odores e barulhos de música em alto volume.

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Sharp Volta a Atuar no Brasil

29 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: histórico, Sharp no Brasil, sondagens das vendas | 72 Comentários »

Uma notícia publicada no jornal econômico japonês Nikkei informa que a Sharp japonesa volta a atuar no mercado brasileiro, instalando inicialmente uma subsidiária voltada a venda de seus produtos eletrônicos e equipamentos de comunicação. Como é sabido, esta empresa atuou no Brasil numa joint venture, que acabou em pendência judicial com o empresário Mathias Machline e seus herdeiros, montando alguns equipamentos.

Agora, volta ao mercado brasileiro, segundo a notícia, para estabelecer uma subsidiária totalmente controlada pela empresa japonesa, para a venda de televisores e telefones celulares, numa tentativa de efetuar pesquisas sobre este mercado, visando expandir suas operações.

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Este tipo de operação é conhecido como antenna shop procurando fazer uma avaliação mais segura do mercado, diante das perspectivas existentes em mercados emergentes como o do Brasil. No entanto, parece difícil que uma operação meramente comercial, na atual conjuntura, possa ser eficiente, tanto diante da presença de outros concorrentes produzindo ou montando equipamentos similares neste mercado.

Diante dos problemas cambiais, juros internos, tributos existentes e outros problemas relacionados com a competitividade, se não estiverem dispostos a uma produção local em escala apreciável, tudo indica que a sua rentabilidade no Brasil deve ser duvidosa. Se tiverem intenções de um estudo mais amplo, inclusive possibilidades de exportação, estas intenções podem ser consideradas mais sérias, principalmente se as pendências judiciais estiverem totalmente resolvidas.

É claro que as perspectivas dos mercados emergentes como o do Brasil devem ser mais concretas que dos mercados dos países já desenvolvidos, mas não havendo uma forte disposição de fazer operações de escala, visando o mercado globalizado, parece difícil somente se concentrar numa operação comercial.


O Problema da Caligrafia com o Uso dos Computadores

28 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, webtown | Tags: a caligrafia hoje, iniciativas chinesas, problema universal

Tudo indica que com a intensificação do uso dos computadores, principalmente entre os jovens, os problemas da escrita manual começam a apresentar problemas adicionais. Como nas escolas já não se ensina caligrafia como no passado, e as facilidades eletrônicas se disseminam rapidamente, observa-se que a escrita manual apresenta problemas adicionais, afetando inclusive os problemas de redação. O site do BBC Brasil noticia o assunto com um artigo com o título “Pela tradição, China terá mais aulas de caligrafia”, mostrando que o problema tende a se observar em variados países.

A caligrafia sempre foi considerada como uma das formas de revelar parte da personalidade das pessoas, e desde os tempos remotos, na Ásia se cultiva a caligrafia, que teria sido cultivada pelos monges que escreviam os ideogramas de forma personalizada. Eram poemas como os que ficaram conhecidos no Japão como haikais, que podiam ser acompanhados por desenhos do tipo zen.

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Foto publicada no BBC Brasil

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Disputa com os Chineses Sobre Terras Raras

25 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Política, webtown | Tags: chineses atraem investidores estrangeiros, controle das autoridades chinesas, terras raras chinesas | 8 Comentários »

Se existe um produto hoje bastante disputado no mundo, ele é a chamada terras raras, que conta praticamente com um monopólio chinês, pois as produções de outros países demandam alguns anos para serem aumentadas, e mesmo assim continuarão limitadas. A China atua no sentido das empresas que necessitam estes produtos se instalem naquele país, entre eles carros híbridos, telefones celulares e lâmpadas eficientes no consumo de energia. As empresas de alta tecnologia que necessitam destes produtos estão sendo induzidas a se instalar na China. Empresas japonesas e norte-americanas estão efetuando movimento neste sentido.

O assunto é considerado tão importante que é conduzido na China pelo primeiro-ministro Wen Jiabao pessoalmente. O painel da Organização Mundial de Comércio está tentando resolver a disputa, mas trata-se de assunto que demanda muito tempo. Os chineses alegam que limitam a exportação de terras raras por problemas de meio ambiente e escassez de ofertas. Atualmente, a China tem 94% das minas mundiais de terras raras, ou seja, 60% do consumo mundial em tonelagens, que deve se elevar para 70% no próximo ano.

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Hitachi Kokusai Adquire Linear Equipamentos Eletrônicos

25 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Hitachi Kokusai, Linear Equipamentos Eletrônicos, programando a mudança, sistemas digitais

O jornal econômico japonês Nikkei noticiou ontem os entendimentos da Hitachi Kokusai para adquirir a Linear Equipamentos Eletrônicos do Brasil, para ter um bom posicionamento no mercado brasileiro de comunicação digital. Segundo a notícia publicada no Japão, as duas empresas chegaram a um acordo básico. Com o acordo, a empresa japonesa terá a maioria do capital da brasileira em princípios de outubro próximo.

Como o Brasil e mais nove outros países sul-americanos estão adotando o sistema japonês de comunicação digital territorial, a Hitachi pretender expandir suas vendas de suas câmeras e outros equipamentos para a região. A Linear detém 50% do mercado de transmissões analógicas e cerca de 30% dos transmissores territoriais digitais para comunicações.

Segundo as informações divulgadas pelo jornal japonês, o Brasil planeja mudar até 2016 o seu sistema para o digital territorial de comunicação. Com o Brasil realizando o Campeonato do Mundo de 2014 de futebol, espera-se que a demanda sul-americana de equipamentos de comunicação digital tenham um expressivo crescimento nos próximos anos.

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Aquisições de Terras Rurais pelos Estrangeiros

23 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: controvérsias sobre as condições para aquisições de terras rurais, posições em debate | 2 Comentários »

Um artigo publicado por Ivandro Ristum Trevelim no jornal Valor Econômico de hoje refere-se à incerteza jurídica que existiria sobre o assunto, diante da interpretação dada pela AGU – Advocacia Geral da União, aprovada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2010, que tem a força de uma legislação. Ela entende que a aquisição de terras rurais por estrangeiros ou empresas controladas pelos estrangeiros necessitam de aprovação do governo, além de respeitar um máximo por município, que teria que ser acompanhada pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, organismo do qual fui presidente por longos seis anos, já no passado remoto.

Alguns entendem que se trata de um entrave para investimentos de estrangeiros no agronegócio brasileiro, e seria conveniente que fosse esclarecido por uma decisão em nível mais elevado, como o STF – Supremo Tribunal Federal, ou por uma legislação específica, pois em 1997 houve uma interpretação pela mesma AGU que haveria uma isonomia de tratamento entre empresa brasileira e estrangeira, como proposto pela Emenda Constitucional número 6. Esta dúvida não existia no passado, e estava claro que a aquisição de terras rurais por estrangeiros dependia da aprovação do presidente da República, e exame do INCRA sobre a quantidade de terras dos estrangeiros em cada município.

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As Crises Impõem Mudanças Radicais

22 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: anúncio de colaboração nos híbridos, Ford, novo comportamento promissor, site do IG, Toyota | 2 Comentários »

As empresas japonesas davam elevada importância para as tecnologias desenvolvidas dentro de suas empresas, contando com muitas dificuldades para operarem com organizações de outros países. A Nissan japonesa, entrando em dificuldades, passou a necessitar da colaboração da Renault francesa, o que se revelou extremamente útil, com o executivo brasileiro Carlos Ghosn comprovando que estrangeiros poderiam aproveitar a cultura empresarial do Japão, comandando uma empresa com forte tradição japonesa, com proveito recíproco. Poucos acreditavam que isto era possível e, desde então, muitas empresas japonesas passaram a ser comandadas por executivos estrangeiros.

Agora, o site da IG, com notícias provenientes da Dow Jones, informa que a tradicional Toyota japonesa se associa com a Ford norte-americana para colaborarem no desenvolvimento de veículos híbridos de gasolina e eletricidade, para caminhões leves e utilitários esportivos, uma colaboração difícil de acreditar até as recentes dificuldades da tradicional montadora japonesa.

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Confecções Japonesas Ajustadas às Necessidades Individuais

22 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: materiais adequados, ofertas de confecções ajustadas às necessidades individuais, uso de resinas

São frequentes as notícias veiculadas na imprensa japonesa, como no caso do prestigioso jornal econômico Nikkei, que a indústria de confecções efetua estudos técnicos visando o fornecimento de roupas adequadas às necessidades dos consumidores. Já noticiamos neste site que neste verão japonês, que tem sido rigoroso, além da adoção da linha chamada de super cool biz, algumas empresas ofereceram roupas confeccionadas com tecidos especiais, que, contendo uma resina, podem facilitar a redução sensível da temperatura quando, por economia de energia, o ar-condicionado está regulado para graus elevados.

Hoje, o mesmo jornal Nikkei informa que a empresa Goldwin está vendendo algumas roupas de baixo que reduzem as calorias pelo simples ato de usá-las, no chamado “MXP Calorie Shaper Pants” por menos de US$ 40. A tecnologia utilizada é uma evolução das roupas de exercício feminino da linha Danskin, e informa-se que uma pessoa de 65 quilos se movimentar durante uma hora e meia no dia utilizando este novo produto, ela perde 210 calorias a mais durante uma semana, que não é muito.

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Takeshi Yamamoto, do departamento de marketing da Goldwin

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Indústrias de Equipamentos Pesados no Brasil

22 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: principais multinacionais, projetos de expansão, reconhecimento das potencialidades brasileiras

Ainda que exista um reconhecimento das potencialidades da economia brasileira, as grandes empresas internacionais de equipamentos pesados revelam disposições diferenciadas com relação aos seus investimentos no Brasil, apontando as dificuldades por que passam muitas das empresas já aqui instaladas. Mesmo que as autoridades brasileiras tenham lançado o programa Brasil Maior, as medidas não parecem suficientes para estimular uma maior agressividade dos grupos estrangeiros, como a que ocorreu na China e na Índia nos últimos anos. Medidas adicionais parecem estar sendo pensadas, pois o país anseia por novos passos na melhoria da tecnologia local.

Muitos admitem que, com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, as necessidades brasileiras de melhoria da infraestrutura bem como programas para a exploração do pré-sal geram oportunidades, mas diante do cenário internacional mais adverso, notam-se posições cautelosas, que se diferenciam entre os diversos grupos. Norte-americanos, como a General Eletric, e europeus, como a Siemens e a Alstom, já estão no Brasil há mais tempo e fazem projetos de ampliações significativas, pois seus mercados locais não apresentam grandes dinamismos nas próximas décadas e procuram oportunidades nas economias emergentes como a brasileira. As japonesas, como Hitachi e a Toshiba, ainda estão nos setores mais leves do Brasil e mesmo que a economia japonesa também esteja com perspectivas difíceis ainda repousam suas esperanças no mercado asiático. As declarações sobre estas intenções estão na imprensa brasileira.

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Importância do Futebol Como Veículo de Comunicação

21 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: a copa mundial feminina, Brasil ganha o campeonato mundial sub-20, futuro, meios de divulgação publicitária | 2 Comentários »

Com uma campanha dura, os jovens brasileiros de futebol ganharam o campeonato mundial sub-20 na Colômbia, tornando-se pentacampeões, superando equipes poderosas, inclusive de países que hoje se destacam mundialmente neste esporte. Contaram com um pouco de sorte, como sempre nos esportes. Asseguram a continuidade do prestígio do futebol brasileiro nos próximos anos, pois muitos dos destes jogadores hoje justamente aplaudidos poderão estar na próxima Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. É preciso que o Brasil tenha a consciência que o futebol é o melhor mecanismo de divulgação do país no exterior, onde sempre o esporte está associado a sua imagem.

Quando as jogadoras japonesas, conhecidas como nadeshikos, surpreendentemente conquistaram o campeonato mundial feminino viraram heroínas nacionais merecendo as mais altas homenagens que ainda não lhes proporcionaram elevados retornos financeiros. Mas até uma empresa automobilística de ponta, não japonesa, tomou a iniciativa de presenteá-las, cada uma delas, com um carro de sua fabricação. Elas que não são fisicamente das mais dotadas, superaram tradicionais seleções de futebol feminino, com sua garra e dedicação, tornando-se importantes meios de divulgação de um Japão atingindo por desastres naturais. A imagem da seleção japonesa feminina está sendo amplamente divulgada em todo o mundo.

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Seleção brasileira sub-20 comemora vitória na final  / Seleção feminina japonesa: campeã mundial

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