Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforços da NEC Para se Adaptar ao Novo Quadro

2 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: esforços de adaptações de empresas japonesas, exemplo da NEC | 1 Comentário »

nec-logo-small As grandes empresas japonesas, como a NEC – Nippon Eletric Company, se empenham profundamente para se adaptar ao novo quadro econômico, encerrando algumas atividades, procurando novas parcerias, adotando novas estratégias. O jornal japonês Nikkei publica uma extensa matéria sobre os esforços que a NEC está efetuando.

Os seus negócios com PC serão transferidos para uma nova joint venture que estabeleceram com a chinesa Lenovo. Eles já não produzem mais microchips que passaram a adquirir de terceiros. As vendas anuais do grupo devem se reduzir em 60% com o que tinham no ano 2000.

Os seus negócios com telefones celulares serão produzidos numa fusão com a Casio e a Hitachi. Os painéis de plasma foram vendidos para a Pioneer. Segundo o seu presidente Nobuhiro Endo, o core business da NEC passa a ser equipamentos de comunicação e serviços de IT.

A NEC estabeleceu um acordo com a Wuhan Research Institute of Post and Telecommunication, uma empresa chinesa para um programa de longo prazo, que inicia seus serviços neste ano. Mesmo no Japão, a NEC vem perdendo terreno para a Nokia e a Siemens. Terá que competir com a Fujitsu nos seus novos negócios.

Certamente, estas adaptações não devem ser fáceis para as empresas japonesas, que estão sendo obrigadas a se associarem com outras empresas no exterior, tendo que mudar o seu conceito de respeitáveis empresas japonesas, que usufruíram no passado.


Um comentário para “Esforços da NEC Para se Adaptar ao Novo Quadro”

  1. Roberto
    1  escreveu às 14:39 em 19 de abril de 2011:

    Tenho amigos que trabalharam na NEC do Brasil e do Japão, infelizmente a maioria está decepcionado com a empresa e os rumos adotados, não pelas demissões, mas pela falta de visão desta companhia.
    A empresa cometeu muitos erros, havia corporativismo e paternalismo, relações indecentes com as operadoras de telefonia etc.
    Infelizmente ainda falta visão nesta empresa, basta ver o site na Internet e os produtos que ela oferecem, possivilmente deverá continuar encolhendo e no futuro não muito distante, será vendido para uma outra empresa, como aconteceu com a Sanyo.