Patrocínios Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016
9 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: comparações com outros eventos, noticias do Nikkei, patrocínio da Nissan, valores e interesses | 2 Comentários »
Uma notícia publicada no jornal econômico Nikkei fornece informações sobre os patrocínios para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, com base no da Nissan, que para se tornar uma patrocinadora TOP (The Olympic Partner) está investindo um valor estimado de US$ 250 milhões, o que surpreendeu os japoneses, pois deve ser o dobro do que gastará a BMW na de Londres neste ano. Os valores para outras olimpíadas, como a do inverno, também estão abaixo do que vai ser gasto no Rio de Janeiro. Os analistas avaliam que a disposição da Nissan decorre da instalação de sua nova fábrica no Brasil, e sua intenção de aumentar a sua participação no mercado brasileiro que ainda é modesta, além de divulgar o seu carro elétrico, considerado como de tecnologia no estado de arte.
A Nissan vai fornecer mais de 5.000 veículos oficiais para os Jogos do Rio de Janeiro, e, apesar de não poder ostentar um anúncio chamativo nos mesmos, espera contar com benefícios na sua divulgação. Existem três categorias de patrocinadores, sendo a mais elevada a TOP, que é mundial, os de comitês olímpicos de cada país, e os das equipes destes países. Eles contam com direitos de exclusividade de publicidade na categoria dos seus produtos.
Os recursos serão utilizados no Comitê Organizador, ajudando em algumas obras. Os valores das Olimpíadas deram um salto significativo na de Pequim, em 2008, em decorrência do interesse das empresas patrocinadoras nos países de crescimento rápido como a China. Eles foram quatro vezes maior que a de Atenas em 2004. A de Londres é considerado de uma economia madura, despertando menor interesse.
A Panasonic também é uma patrocinadora TOP em Londres, e vai fornecer os equipamentos de vide e outros dispositivos de teleconferência, que também desejam divulgar em Sochi, na Rússia, nos Jogos de Inverno.
Nos Estados Unidos, a Proctor & Gamble se tornou TOP em 2010, mas interessado em mercados emergentes. Está divulgando a marca P&G, como já fez com o detergente Ariel no passado. As Olimpíadas devem ser vistas por mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo o artigo do Nikkei, as Olimpíadas são consideradas oportunidades excelentes, verdadeiras vitrines, principalmente para a divulgação nos países emergentes associando-os às imagens dos melhores atletas do mundo.
Os países emergentes são vistos com bons olhares econômico. Os grandes investimentos feitos pelas transnacionais é um exemplo disso. As Olimpíadas do Rio vai ser uma oportunidade para divulgação das empresas. Ouvi dizer que o empresário Eike Batista também vai entrar nessa jogada, e ele criou uma agência para gerir carreira de atletas. O Rio de Janeiro está no auge e irá lucrar muito em turismo com esse grande evento esportivo.
Caro Wagner Jorge Alves Aguiar,
Todos os países disputam e investem grandes recursos nas Olimpíadas, pois acaba proporcionando uma visibilidade mundial, e espera-se que a infraestrutura instalada seja aproveitada pelo pais todo no futuro.
Paulo Yokota