As Bicicletas Inglesas Brompton
5 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: as bicicletas dobráveis Brompton, demandas em muitos países, esforços ecológicos | 4 Comentários »
Os esforços ecológicos estão aumentando o uso de bicicletas em todo o mundo, e o modelo dobrável da Brompton produzido pelos ingleses faz sucesso em muitos países, por ser adequado para guardar até num apartamento. Numa notícia distribuída pela AFP e publicada em jornais como o Japan Today, há informações que as mesmas estão interessando aos asiáticos, ainda que sejam um pouco mais caras. Os dirigentes da empresa produtora concordam que se produzindo na Ásia as mesmas ficariam mais baratas, mas eles que dão grande importância ao controle de qualidade, desejam manter a sua produção na Grã-Bretanha com a equipe que o desenvolveu.
Cogita-se de modelos elétricos, mas o diretor gerente William Butler-Adams informa que por ora desejam mantê-las no mesmo local, tendo produzido 36 mil unidades do ano passado, com um crescimento anual de 20%. Eles estão exportando 80% da produção para 42 países. No Japão como na Coreia, que admiram o seu estilo, passam por um boom de popularidade.
Como uma pequena empresa, seus dirigentes não estão convencidos que produzindo, por exemplo, em Xangai, tenham custos mais baixos, pois teriam necessidade de deslocamentos de executivos para a China. Temem também que sejam copiadas como tem acontecido com outros produtos, ainda que se devam prever produtos similares ou falsificados. O seu inventor foi um engenheiro de nome Andrew Ritcher, que o conseguiu em 1975, mas levou cerca de 10 anos para conseguir produzi-lo numa pequena escala.
O seu nome Brompton decorre da vista da igreja Oratório Brompton, ao sul de Londres, no elegante bairro de Kensington, que era possível do apartamento do seu inventor. A empresa é do inventor e dos seus funcionários que trabalham na sua produção. Também não desejam sócios capitalistas que só pensem no rápido aumento de sua produção.
Eles desejam manter uma bicicleta de qualidade e segura. Acaba aparentando com o que já se fez num passado distante, quando estes veículos eram quase artesanais.
Qual é o intuíto dessa reportagem ?
Se é para mostrar que essa Brompton está fazendo sucesso no Japão, então seria mais sensato mostrar o porquê, logo, daria para colocar a foto completa da bicicleta, ou seja, ela montada e completa ?
Afinal, do jeito que está na foto, não dá para ver o designer da bicicleta.
Caro Marcos Sato,
Como explicado no texto postado, a matéria teve origem um jornal do Japão, chamado Japan Today, que registra numa foto o interesse de uma consumidora japonesa. Quando aos modêlos, o site não comporta muitas fotos, e V. terá condições de conhecê-los entrando no site da Brompton.
Paulo Yokota
Realmente esta bicicleta é maravilhosa, já vi várias no meu país, apenas ainda não tive o prazer de pedalar em uma delas, e talvez nunca consiga juntar o suficiente para adquiri-la. Então me contento com a dobrável que o meu dinheiro me permitiu comprar. Obrigado pela atenção.
Caro Carlos Costa,
Obrigado pelos comentários.
Paulo Yokota