A Farmacêutica Japonesa Takeda Indica CEO Francês
5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: atuação internacional, nomeação do francês Christophe Weber como CEO, um caminho aberto pelo brasileiro Carlos Ghosn
A maior empresa farmacêutica japonesa, a Takeda Pharmaceutical, nomeou o francês Christophe Weber como seu CEO.
O francês Christophe Weber
A maior empresa farmacêutica japonesa, a Takeda Pharmaceutical, que está ampliando suas atividades em todo o mundo, inclusive no Brasil, nomeou como CEO o francês Christophe Weber, que já era o seu diretor de operações. Segue o caminho da Nissan, que teve sucesso com o brasileiro Carlos Ghosn.
Há uma tentativa das grandes empresas japonesas admitirem diretores estrangeiros, apesar das grandes diferenças das culturas empresariais. O que está se constatando é que para operarem com eficiência em todo o mundo há necessidade de integração das contribuições desta natureza. Isto nem sempre tem dado resultado positivo, com algumas que fizeram o mesmo, mas não obtiveram os resultados esperados. Neste caso, como ele já exercia as funções de diretor de operação, espera-se que a adaptação indispensável já tenha ocorrido.
Ele já tem experiência em outra grande empresa farmacêutica internacional, a GlaxoSmithKline. A Takeda é uma empresa tradicional do Japão que já completou 233 anos como uma farmacêutica, tendo sido inaugurada em Osaka em 1781.
A notícia foi estampada na The Japan Times e mostra que o mundo empresarial japonês está apresentando grandes inovações.