Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Calor do Clima Japonês do Ano Estimulou Alimentos Frescos

30 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a disseminação do uso da tapioca e do matchá, como industrializados para consumo caseiro, sabores novos que favorecem o uso de produtos com sensações de frescor, tanto nos diversos estabelecimentos

Artigos como de Koh Ruide, do SoraNews 24, e outros semelhantes publicados no Japan Today informam que pratos simples como de sobremesas ou lanches estão intensificando o uso do matchá que tradicionalmente era utilizado nas cerimônias de chá, que, com um pouco clip_image002de gelo, dá uma sensação de frescor para os seus consumidores. Também a tapioca, que não era muito utilizada no Japão, passou a ser frequente nestes tipos de pratos, servidos nos diversos estabelecimentos e até industrializados para consumo doméstico, com o acréscimo de diversos sabores.

A tapioca com diversos sabores, como do tradicional matchá, viraram moda no Japão e muitas empresas estão oferecendo estes produtos nas lojas para os consumidores japoneses, bem como industrializados para uso caseiros

Como todos sabem, no hemisfério norte o clima deste ano foi bastante quente, estimulando o uso de produtos com frescor, aproveitando sabores tradicionais como do matchá, que originalmente era usado nas cerimônias de chá. A tapioca não era muito conhecida, mas suas possibilidades de serem facilmente usadas em refrescos, absorvendo sabores variados. acabaram estimulando o seu uso, cuja tendência poderá ser estendida para outras partes do mundo.

clip_image004

Algumas empresas japonesas estão desenvolvendo campanhas publicitárias para ajudar a colocar os seus produtos, até na forma industrializada e fácil uso caseiro, combinado com o leite e outros líquidos. Também existem até cervejas que incluem a tapioca

clip_image006

Estes produtos aparentam estar prometendo um sucesso até no mercado internacional. A empresa suíça Heide está utilizando a figura de mangá conhecido no Japão, chamado Super Mário, que é muito popular no Japão, a ponto do primeiro-ministro Shinzo Abe, quando visitou o Brasil no encerramento da última Olimpíada, tê-lo utilizado, não sabendo que era desconhecido no Brasil. Como todos sabem, as próximas Olimpíadas serão realizadas no Japão no próximo ano.

clip_image008

A empresa suíça Heide está utilizando o Super Mário para promover os produtos que utilizam a tapioca e o matchá, visando o mercado internacional

Infelizmente, o Brasil, que produz e utiliza muito a tapioca para diversos fins, ainda não está aproveitando esta nova tendência, que, além do frescor para o clima quente, apresenta um produto saudável para os humanos. Espera-se que os empresários se motivem rapidamente com esta tendência que poderá se tornar internacional, dentro do que já é tradicional no Brasil, enriquecido com outros sabores que podem atrair os consumidores internos e no exterior.