Médica Brasileira no Comitê do Presidente Joe Biden
10 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: especialista e doenças infecciosas, já trabalhou em diversos governos dos Estados Unidos, médica brasileira no comitê de notáveis para combate à Covid-19 do presidente Joe Biden
Um artigo de Gabriel Alves foi publicado na Folha de S.Paulo informando que a médica brasileira Luciana Borio fará parte de 13 notáveis para organizar o combate à Covid-19 nos Estados Unidos, ajudando o presidente eleito Joe Biden. Ela é conhecida pela sua intensa atuação na área de doenças infecciosas, tendo trabalhado com o governo George W. Bush (2001-2009 ), Barack Obama (2009-20170) e Donald Trump.
A médica brasileira Luciana Borio fará parte do comitê de 13 notáveis que ajudará a traçar as diretrizes para o combate à pandemia Covid-19 do governo eleito Joe Biden
A médica Luciana Borio tem uma longa carreira com experiências em doenças infecciosas nos Estados Unidos e países estrangeiros como africanos. Atuou também numa entidade correspondente à Anvisa no Brasil, que aprova medicamentos e procedimentos para o combate às doenças infecciosas, e aparece bastante no noticiário dos Estados Unidos, sendo conhecida nos meios especializados.
O governo eleito de Joe Biden já anunciou que uma das medidas prioritárias atuais será o combate à Covid-19, procurando reduzir rapidamente o nível de infectados e mortes, que vem preocupando a população norte-americana, e, tudo indica, teve importância nas recentes eleições. Mesmo que o novo governo ainda não tenha sido empossado, os estudos do que deve ser feito já estão sendo realizados e este comitê de 13 notáveis deve ser relevante para o estabelecimento da estratégia a ser adotada.
A imprensa no Brasil vem divulgando que o projeto de elaboração da vacina para a Covid-19 está dando resultados promissores numa pesquisa de grande escala, com nível elevado de eficácia com a segurança indispensável. Alguns projetos estão mais adiantados, com destaque para o da Pfizer/BioNtech e da AstraZeneca/Oxford, entre outros, com a participação do Instituto Butantã e da Fiocruz.
A doutora Luciana Borio fez cursos na Escola de Medicina e Ciência da Saúde da Universidade George Washington e na Universidade Presbiteriana de Nova York e ela está bem conceituada na imprensa especializada dos Estados Unidos.