Energia Solar e Eólica no Brasil
18 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: As amplas possibilidades de energia solar e eólica no Brasil, necessidade de aumento dos equipamentos para tanto no país, prioridade para estes tipos de investimentos
Temos insistido que o Brasil apresenta condições favoráveis para o aumento da produção de energia não poluente, aproveitando as condições naturais existentes no país. De um lado, como país tropical, a insolação é relativamente elevada, notadamente no Nordeste brasileiro, favorecendo projetos solares. De outro, como o vento sopra do território para o mar que é mais frio durante o dia e a noite ocorre a sua inversão, o tempo que se dispõe de ventos chega próximo de 24 horas diárias. E favorecem projetos eólicos. Já existem inúmeros projetos que tiram partido destas situações, mas os equipamentos utilizados, na sua , são asiáticos, quando seus componentes são substancialmente brasileiros, por serem metálicos.
Projetos de energia solar e eólicos no Brasil: muitos utilizam equipamentos asiáticos
Algumas razões podem ser apontadas para a ocorrência desta importação de equipamentos. Os asiáticos produzem e vendem grandes quantidades destes equipamentos, que apresentam preços competitivos, contando também com baterias eficientes para o armazenamento da energia que costumam usar o lítio. No entanto, também as tarifas que incidem sobre estes equipamentos são elevados no Brasil, que conta também com outros custos locais altos, o que poderia ser alterado pela política econômica.
Na medida em que a demanda destes equipamentos no Brasil se eleve, parece que a prioridade nesta mudança se torna mais racional, inclusive visando exportações. Não necessita incluir as baterias, como ocorre em diversos produtos no mundo, que volta a ter a sua globalização acelerada.
O aumento brasileiro da produção de energia não poluente parece poder contar com elevada prioridade, deixando o Brasil mais competitivo no mundo. Poucos produtos industriais brasileiros contam com condições semelhantes, mas o Brasil não deve se restringir ao aumento da exportação de minérios e produtos agropecuários.